Xresources (era Alteração do tamanho das fontes no X)

Pessoal,

Eu percebi que a minha resposta para o Gleydson usou o .Xresource
errado, mandei o que eu uso em casa, mas o correto esta em outro pc.
Resolvi pesquisar de novo e o
/usr/share/doc/HOWTO/en-txt/XWindow-User-HOWTO.txt.gz explica a
configuração do ambiente XWindow, note que ele usa o ~/.Xdefaults, mas
na debian o correto é ~/.Xresources (man Xsession), é melhor tb não usar
o .xinitrc use .xsession
(/usr/share/doc/xfree86-common/examples/xsession).
Na debian o arquivo ~/.Xresources é consultado na inicialização do X11,
ele define recursos como cor das letras, menus, scroolbar, fontes,
praticamente toda aparência do X11.
Exemplo de um .Xresources:
!General resources
*Font: -b&h-lucidatypewriter-medium-r-normal-*-*-100-*-*-m-*-iso8859-1
! rxvt settings
Rxvt.background: black
Rxvt.foreground: white
! xterm settings
XTerm.VT100.Background: black
XTerm.VT100.Foreground: white
XTerm*Font: -misc-fixed-medium-r-normal-*-*-130-*-*-c-*-iso8859-1

O *Font define a fonte de todos os aplicativos que suportam Xresources,
inclusive do rxvt e xterm, para usar uma fonte apenas para esse dois
terminais define-se o XTerm*Font. Cada aplicativo tem sua propria classe
de recursos (em geral com a primeira letra maiúscula), mas é possivel
ler classes de outro como no caso do rxvt; nem sempre existe
documentação dos resources disponiveis, como no caso do netscape, o
editres ajuda nesse caso gerando um texto com a classe Netscape,
infelizmente o mesmo não funcionou com o staroffice.

Alem disso é possivel testar o tamanho da fonte do rxvt com SHIFT + e
SHIFT - (+ e - do teclado numérico.

[]'s
Edson