Ferramentas para desenvolvimento

De: Lalo Martins [mailto:lalo@hackandroll.org]

> Não cheguei a
>
> Bom... dá uma investigada :-)

	Tens URLs?

> Não necessariamente. Às vezes as necessidades simplesmente
> mudam. No caso do X as camadas vão se acumulando... e muitas
> vezes há redundância entre uma camada e outra (por exemplo, o
> GDK e a Xlib fazem praticamente a mesma coisa, mas com APIs
> diferentes).

	Fazem a mesma coisa com ênfases bem diferentes.  Redundância não é
um mal em si mesmo, eu creio que várias bibliotecas podem conviver muito bem
se forem ligadas dinamicamente.

	E se alguém conseguir criar algo tão melhor assim que o X, ainda
assim teremos de conviver com as aplicações X, assim como convivemos com as
aplicações Windows, aplicações binárias Intel em Linux mesmo, aplicações
console, etc.

> Mesmo assim o X tem sua parcelinha de bugs conhecidos.

	Tens URLs a respeito, ou alguns exemplo de cabeça?

	Não que eu duvide, só quero me informar mesmo.

> [...]
>
> O NanoX não é distrubuído _ainda_ mas existem planos nesse
> sentido. Sinceramente, eu acho que ele não deveria ser. Calma,
> não me linchem ainda ;-) acho que talvez o suporte a execução
> remota deva ficar em outra camada. Veja... o POSIX é
> distribuído? Não, e nem precisa. Basta colocar um telnet ou rsh
> ou ssh ou similar em cima.
>
> Uma aplicação que já está sendo portada para o microwindows é
> um cliente VNC. Será que isso não é uma solução mais "correta"
> para a execução distribuída? Afinal, a maioria dos usuários não
> usa esse recurso; suportá-lo direto na camada mais baixa é

	Talvez... ou talvez a solução seja modularizar o X, o que o pessoal
do XFree já está fazendo.

	E o Berlin que eu saiba está demorando justamente por querer fazer
tudo do jeito "certo", no caso modularizando tudo e prevendo todas as
necessidades atuais.  Me parece um risco pegar um negócio que foi feito para
um uso tão limitado quanto o do NanoGUI e querer estender depois para fazer
tudo o que der na telha.

	Que eu saiba o VNC é uma solução rápida e suja, que não se prestaria
a tornar-se um padrão.

--_
 / \  	  Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra       +55 (11) 246 96 07
 \ /  	  Amdocs Brasil Ltda, São Paulo               +55 (11) 3040 4724
  X   http://www.terravista.pt/Enseada/1989/  mailto:leandrod@amdocs.com
 / \      Campanha fita ASCII, contra correio HTML                BRASIL