Traduzir howtos

Srs me parace importante tentar dar uma traduzida nos documentos howto do
Linux; eu dei uma pesquisada e fiz uma pre-selecao de 87 documentos a
traduzir.  Destes, temos 17 ja traduzidos no site da Unicamp. A conectiva
tem mais alguns, bem poucos, mas irei relaciona-los tambem. E outros que eu
descobrir.

A ideia eh usar o Translator Pro para traduzir estes documentos. Nao deve
ser tao dificil ja que o programa eh que ira fazer o trabalho pesado. Porem
eh preciso fazer uma revisao depois. Eu mesmo ja andei fazendo uns testes e
sera necessario "ensinar" ao  TRanslatorPro algumas coisas, por exemplo:

ele traduz mouse=rato,  serial port = porto consecutivo, pin (pino)=
alfinete, add (adcionar ) =somar, epor ai vai porque ele nao eh exclusivo
para traducoes tecnicas. Mas tem um geito de incluir palavras, entao a gente
pode ensinar alguns termos tecnicos para ele de modo que a traducao fique
melhor. Depois disto eh sopa com pao, eh so clicar e esperar ele
traduzir.....

O endereco para pegar os howtos pode ser o da Linuxberg mesmo,
em http://www.linux-howto.com/ldp/howto/howto-index-3.html

e os itens abaixo seriam os primeiros:

1 -  Bootdisk howto
2 - Cdrom howto
3 - Commercial howto
4 - Config howto
5 - Dos/Win to Linux howto
6 - DOSEMU howto
7 - Distribution howto
8 - Emacspeak howto
9 - Ethernet howto
11 - GCC howto
12 - Howto index
13 - Instalation howto
14 - Intranet Server Howto
15 - Kernel howto
16 - ISP Hookup howto ( dial up )
17 - Mail howto
18 - Net-3 howto
19 - PPP howto
20 - Plug And  Play howto
21 - Printing howto
22 - Printing usage howto
23 - SMB howto
24 - Serial howto
25 - Sound howto
26 - Text - Terminals howto
27 - TIPs howto
28 - VAR howtos
29 - WWW mSQL howto
30 - Xfree86 howto
31 - Bridge+Firewall mini howto
32 - Colour LS mini howto
33 - Ext2fs Undeletion mini howto
34 - IP Alias mini howto
35 - ISP Connectivity mini howto
36 - Hard Disk Upgrade
37 - LInux+Win95 mini howto
38 - Large Disk mini howto
39 - Modules mini howto
40 - Small memory mini howto
41 - SoundBlaster AWE mini howto
42 - Upgrade mini howto
43 - StartOffice mini howto

E nao eh tudo nao, ainda tem um monte de decumentos, mas acho que ja da pra
comecar. Acho que se a gente aprender atrabalhar lagal com o Translator Pro
fica mais facil.

Atenciosamente,
Clovis Sena