Re: Projeto LinUSP (http://linusp.usp.br)

Eduardo,

desculpe a minha ignorancia, mas podia me explicar o que vem a ser CVS??

Outra coisa: andei lendo as discucoes destes ultimos dias e acho muito bom
que enfim tenha mais gente pensando as mesmas coisas, ou seja, em melhorar a
questao do linux no brasil. ( com b minusculo mesmo, que isto aqui ta uma
bosta ).

Enfim, eu tambem andava a pensar se nao era hora de criarem alguns sites
*.org e/ou  mesmo *.com.br com o intuito de divulgar ainda mais o linux
dentro do brasil. Tenho observado as  noticias recentes em torno do linux, e
venho  notando que mais e mais se fala, se da atencao a ele, por empresas e
observadores do mundo todo. Lugares (sites ) que antes nao tinham nada a ver
agora ja comecam a criar servicos, noticias, helps e tudo mais. ( ver zdnet,
linuxberg, download, e outros ). Entao eh hora de se ter no brasil algo como
um http://www.linuxnews.com , um http://www.linuxtoday.com , mais sites
criativos na captacao de usuarios, como "linuxhelp",  "linux-howto" e outros
mais, sejamos criativos, por exemplo criando ( off line) cursos por
correspondencia, campanhas publicitarias inteligentes, criando slogans,
banners, doacoes para escolas ( e/ou promocoes especiais ) de informatica, o
que for...

Entao precisamos de algumas coisas, 1) quem hospede estes sites *.org  e
outros; 2) diretivas ( regras a serem cumpridas ) ; 3) se este CVS permite
um trabalho cooperativo, merecemos conhece-lo melhor; 4) evitar usar sites
em tripods , geocitys da vida ( dar um trato mais profissional; 5) elaborar
digamos 10 sites prioritarios ( tipo: w3.ajudalinux.org , w3.linuxbr.org,
w3.suportelinux.org, etc ); 6) colocar o manual linux ( aquele que tem no
netdados por exemplo ) num .org, ex w3.linuxmanual.org; e por ai vai.

Sugestoes de uma distribuicao simples para os mortais comuns, como eh o da
conectiva devem ser resaltadas, ate sugeridas. Podia-se tb bolar concursos,
sorteios , por exemplo um site de noticias, que sorteiaria um pacote
conectiva ( cito este porque vem com uma bom manul em portuques - e deixa o
iniciante feliz, embora nao entenda 100% do Linux ) para  os usurarios por
suas colaboracoes, como traducoes, historias, analises, enquetes, noticias,
tutoriais, etc., quer dizer tudo no sentido de mobilizar as pessoas e tb
deixa-las falar.

No ambito mundial existe muito isto, por ex aquele caso do "refund day",
congressos, e a atencao ( que por aqui eh mal acompanhada) dada ao
julgamento da MS, que com estas lapadas que tem tomado do DOJ americano, tem
aberto espaco para outras sistemas. Temos que nos preparar para qdo isto
acontecer no brasil. Os distribuidores hoje nao tem maquinas preinstaladas ,
pelo menos a maioria nao, mas em breve sera viavel por isto em pratica.

Esta semana recebi a versao nova do conectiva, e achei muito bom, em
portugues, junto com o kde e alguns aplicacoes de trabalho ( applix, wp, e
outras ) ja torna possivel montar uma maquina estacao de trabalho para um
usuario nao tecnico. Alguns detalhes eh claro ainda merecem alguem mais
conhecedor. Mas ja eh um grande passo.

Atenciosamente,
Clovis Sena

ps1: repasse este email para alguem; nao deixe que algum nao participe por
nao tomar conhecimento!

ps2 : amanha estou viajando por uns dias, entao nao se espante se eu nao der
retorno por uns dias.

Thanks again for you reading this.