Novo guia de usuário

Olá

Todo o trabalho da Potato em Português está pronto! Foram
poucas mudanças, fiz uma nova revisão geral na tradução
(com muitas melhorias) e a conversão da tradução feita pelo
Linux Labs para arquivos potfile.

Os mapas de teclado para teclados Brasileiros já estão
incluidos no pacote kbd (segundo o autor já foram incluidos
mas ainda não confirmei).

O disquete de inicialização apresenta outra mudança inovadora:
Mensagens coloridas! :-)
O freeze da Potato foi mais uma vez adiado e vou
disponibilizar uma cópia separada do rescue disk da Slink com
este recurso para avaliarem se o esquema de cores e enviarem
sugestões.

O esquema de cores que utilizei foi mais baseado no azul e
cyano porque são cores relaxantes e não tão fortes como
vermelho (e que me lembra mais a Red Hat...)

O esquema atual pode estar bom para mim mas talvez não para
vocês que também usam a Debian. Deste modo vocês podem
sugerir mudanças que entrarão em definitivo no lançamento
da Potato.

Mas o motivo que enviei esta mensagem é outro:

Há algumas semanas atrás estava sendo discutido assuntos
relacionados com a Divulgação da Debian no Brasil, apareceram
idéias como banners, divulação em revistas de Linux, etc, todos
procurando divulgar de alguma forma.

Eu já tendo terminado minha contribuição para a Potato, nas
2 últimas semanas resolvi continuar o guia que estava
construindo sobre o uso do Linux para iniciantes, mas resolvi
extende-lo também a áreas mais complexas (explico abaixo).

Não existem na Internet guias que trazem explicações básicas
com exemplos para usuários leigos aprenderem a operar um
sistema Linux, a maioria deles tem que passar por uma
experiência com Windows para chegar a usar um sistema
Linux. E neste guia pretendo também comentar sobre as
distribuições em Português do Linux, os pontos fortes, o
site de cada uma, como adquirir, etc.

ATENÇÃO: Este guia não tem nenhuma ligação com a Debian, mas
também é minha principal intenção sua divulgação e de outras
distribuições do Linux. Este guia é apenas minha
constribuição para a comunidade Linux Brasileira.

Estou falando sobre ele aqui na lista de primeira mão porque
sei que aqui há vários amantes do free software e pessoas
com ótimas sugestões sobre vários assuntos :-)

Fiz o guia usando a linguagem SGML, o DTD DebianDoc, e seções
marcadas SGML e entities, para permitir personalizar o guia
de acordo com as necessidades de cada um.

Por causa do tamanho do guia resolvi dividi-lo em 3 etapas
de aprendizado:

- Iniciante - Explicações sobre arquivo/diretórios, caminho
de diretórios, hardware, software, o clássico "O que é o Linux",
e distribuições, interpretador de comandos, comandos básicos,
etc.
Procurei desenvolver a etapa INICIANTE como modo de ensinar ao
novo usuário as explicações básicas sobre computadores, e
ensinar a fazer algumas coisas com o Linux.

- Intermediário - Mais completo, assume que o usuário já possui
conhecimentos básicos de arquivos, diretórios, pontos de
montagem, etc. Ensina configurações, e o significado de arquivos
de configuração, compilação de programas e kernel, manutenção
do sistema, contém opções mais complexas dos comandos/programas
existentes na versão INICIANTE.

- Avançado - Ainda em estudo, mas já tenho em mente colocar
assuntos como segurança em rede, firewall com ipchains,
servidor Web, descrição das opções de compilação do kernel,
etc.

São 3 níveis de guias diferentes que são gerados a partir
dos mesmos arquivos fonte SGML. Isto evita jogar um
capítulo "compilação de kernel 2.2" na frente de um
iniciante, isto desencoraja o aprendizado no Linux.

Todo o aprendizado, é feito por partes, acho que com todo
mundo foi assim, a pessoa procura aprender o básico, se
tiver curiosidade de aprender e fuçar no sistema, vai querer
aprender mais sobre como aquilo funciona, e assim vai...

Outro ponto que pensei foi na organização de comandos para
facilitar a compreensão dos comandos, eles estão colocados
em seções de acordo com o tipo de operação que desempenham.

Deste modo comandos para manipulação de discos estão em
sua seção apropriada, da mesma forma comandos para
manipulação de diretórios estão em outra.

O código fonte SGML é um só e as seções são ou não colocadas
na versão final através das entities que defini. Fiz isto já
pensando em seu crescimento, hoje o guia está na versão
0.97 com 140Kb de código SGML, 132Kb gerado em HTML e 110Kb
gerado em TXT.

Com o crescimento das seções INTERMEDIARIO e AVANÇADO que
iniciei, tenho certeza que este tamanho vai aumentar
consideravelmente. O guia se tornaria muito dificil de ser
gerenciado caso estivesse definido de uma só forma (mesmo
em SGML).

Abaixo um exemplo de seção do guia mostrando o que a
marcação SGML pode fazer por você:
-------------
ls

Lista arquivos existente nos diretórios do sistema. Este comando
permite visualizar arquivos, permissões, donos, grupos, etc.

ls [opções] [arquivo]

Onde:

Opções
 -a  - lista todos os arquivos, inclusive ocultos
 -l  - listagem longa, lista todos os arquivos

Exemplo: ls -l, ls -a
As seções que marquei são a "descrição detalhada", "opções",
"observações", e "exemplos" de cada comando/programa.

Assim você poderá gerar seu próprio guia a partir do código
fonte sem a "descrição detalhada","exemplos" ou as "opções",
do comando. Isto depende da necessidade de cada um.

Retirando estas partes a seção acima ficaria da seguinte
forma:
-------------
ls

Lista arquivos existente nos diretórios do sistema.

ls [opções] [arquivo]
-----------------
Sem as seções marcadas "descrição detalhada", "opções",
"exemplos" as explicações ficam mais diretas, recomendado
para pessoas que já sabem o que o comando faz mas desejam
"cria-lo" como um guia de consulta rápida.

Um guia com a seção "exemplos" é útil para o usuário iniciante
mas pode se tornar uma coisa desnecessária para um usuário
experiente. A divisão das seções INICIANTE, INTERMEDIARIO, e
AVANÇADO também é feita através da marcação de seções.

Por exemplo, coloquei a descrição da hierarquia de diretórios
e cada arquivo armazenado lá de acordo com o FHS na seção
AVANÇADO (é uma leitura complexa para um usuário novato),
assim no guia INICIANTE, esta seção não é acrescentada.

Pela quantidade de materiais e pela organização no guia
INICIANTE, vejo que ele está pronto para ser usado.
Estou querendo enviar uma cópia do nível INICIANTE a vocês
da lista para avaliação do seu conteúdo, de sua organização
e opiniões sobre ele.

E talvez me ajudar a escolher um nome para o guia, que está
sendo a tarefa mais difícil até agora ;-)

E desculpem a mensagem longa.

gleydson
gleydson@linuxbr.com.br
gleydson_s@yahoo.com

MailBR - O e-mail do Brasil -- http://www.mailbr.com.br
Estamos concorrendo ao IBEST - Serviços On-Line
Acesse http://ibest.mailbr.com.br e Vote!