Re: Projeto LinUSP (http://linusp.usp.br)

	Oi Pessoal,

On Wed, 3 Feb 1999, Clovis Sena / Itautec Servicos Recife wrote:

> Eduardo,
>
> Entao precisamos de algumas coisas, 1) quem hospede estes sites *.org  e
> outros; 2) diretivas ( regras a serem cumpridas ) ; 3) se este CVS permite
> um trabalho cooperativo, merecemos conhece-lo melhor; 4) evitar usar sites
> em tripods , geocitys da vida ( dar um trato mais profissional; 5) elaborar
> digamos 10 sites prioritarios ( tipo: w3.ajudalinux.org , w3.linuxbr.org,
> w3.suportelinux.org, etc ); 6) colocar o manual linux ( aquele que tem no
> netdados por exemplo ) num .org, ex w3.linuxmanual.org; e por ai vai.

	Ao contrário do que pode parecer, criar um "site" não é tão fácil
quanto parece. Aqui no LinUSP já estamos há um tempão tentando "lançar
pseudópodos", eu explico: já faz tempo que estamos solicitando um *.org
como o Clovis mesmo sugeriu, mas até hoje NADA! :( E isso já faz mais de 1
ano! :((

> Sugestoes de uma distribuicao simples para os mortais comuns, como eh o da
> conectiva devem ser resaltadas, ate sugeridas. Podia-se tb bolar concursos,
> sorteios , por exemplo um site de noticias, que sorteiaria um pacote
> conectiva ( cito este porque vem com uma bom manul em portuques - e deixa o
> iniciante feliz, embora nao entenda 100% do Linux ) para  os usurarios por
> suas colaboracoes, como traducoes, historias, analises, enquetes, noticias,
> tutoriais, etc., quer dizer tudo no sentido de mobilizar as pessoas e tb
> deixa-las falar.

	Você citou a distribuição da Conectiva. Em particular, eu acho que
essa distribuição tem alguns "problemas": Ela não é GPL! Além disso, eles
usam o RedHat! :((( Eu acho que deveria ser feito um esforço (e GRANDE pelo
visto... ;) para que a distribuição usada fosse Debian - e acho que os
motivos disso são bastante óbvios. Não estou menosprezando as outras
distribuições, mas a Debian é o mais próximo de GPL que há por aí! E, como
diz o Linus: "Software is like sex; it's better when it's free."

	Eu acho bastante inutil fazermos todo um movimento para gerarmos um
software que não seja Free. Aí o quê estaríamos fazendo seria copiar os
moldes da Micro$oft!

> No ambito mundial existe muito isto, por ex aquele caso do "refund day",
> congressos, e a atencao ( que por aqui eh mal acompanhada) dada ao
> julgamento da MS, que com estas lapadas que tem tomado do DOJ americano, tem
> aberto espaco para outras sistemas. Temos que nos preparar para qdo isto
> acontecer no brasil. Os distribuidores hoje nao tem maquinas preinstaladas ,
> pelo menos a maioria nao, mas em breve sera viavel por isto em pratica.

	O Mercado Brasileiro (assim como os outros) vai certamente se
livrar do domínio da M$, pelo motivo mais óbvio que existe: o Linux
FUNICONA!!! Atualmente, pelo que eu tenho ouvido, as novas versões do
WinBlows 95/98 não são NEM satisfatórias, quiça utilizáveis! :) Por isso,
eu acredito que se colocarmos a disposição do mercado um software traduzido
e GPL a absorção será bastante boa (e rápida!). Muitas pessoas não aguentam
mais a M$. Vale notar que deveria haver um bom suporte de Linux para isso
acontecer, mas, para isso, eu acho que já existem pessoas até mais do que
bem preparadas. :)

> Esta semana recebi a versao nova do conectiva, e achei muito bom, em
> portugues, junto com o kde e alguns aplicacoes de trabalho ( applix, wp, e
> outras ) ja torna possivel montar uma maquina estacao de trabalho para um
> usuario nao tecnico. Alguns detalhes eh claro ainda merecem alguem mais
> conhecedor. Mas ja eh um grande passo.

	Eu acho que, uma vez que já estamos nos engajando em
"Internacionalização do Debian" poderíamos aproveitar a viagem e começar a
trabalhar num projeto de "Friendlization" do Debian ;) Afinal, acho que nós
estamos mais a par das necessidades do nosso público alvo (e de seus
conhecimentos também).

	Abraços,

			Daniel.

Daniel Doro Ferrante                 email: danieldf@latt.if.usp.br
Network/System Manager			    danieldf@fma.usp.br
WebMaster				    danieldf@cecm.usp.br
                                    http://www.cecm.usp.br/~danieldf
                                    http://www.latt.if.usp.br/~danieldf
CECM - Curso de Ciências Moleculares - USP
       Course of Molecular Sciences - University of São Paulo - Brazil