Re: Teclado

On Wed, Sep 30, 1998 at 06:55:14PM +0100, Pedro Miguel Frazão F. Ferreira wrote:
> [...]
>
> 	Eu uso Debian 2.0 (Hamm) e depois de alguma luta consegui ter o teclado
> todo OK em X. Modifiquei o ficheiro /etc/inputrc (mudança global. Para
> um user basta ~/.inputrc). Arranjei um ficheiro Xmodmap que coloquei em
> /etc/X11/Xmodmap e outro chamado default.map.gz em /etc/kbd/. Depois
> bastou relançar o kbd: et voilá. A maioria dos programas funcionam OK.
> Penso que outros não estão preparados. Os dois ficheiros encontrei
> algures na rede, mas no me lembro onde. Se os quiserem digam qualquer
> coisa. Não sei se devo mandar 'atarrachos' para a lista !?!?!

Acho que o ideal seria criarmos um package keyboard-pt.deb com esses
arquivos. Por enquanto, a melhor maneira de disponibiliza-los seria em algum
lugar na internet via ftp ou http - se voce nao tiver onde, mande para meu
email pessoal que eu coloco no meu diretorio em master.debian.org.

Um problema e' que os Xmodmap e *.map nao serao apenas um de cada -
precisamos de tres de cada. Um para teclados padrao
"americano/internacional" habilitando os acentos, um para teclados padrao
portugues, e um para teclados padrao brasileiro (ABNT). Nao entendo o porque
de o padrao portugues ser diferente do brasileiro, mas acontece.

Quanto ao .map (para console) a coisa e' simples; basta nomear corretamente
os arquivos (pt-us-latin1.map.gz, pt-latin1.map.gz e br-latin1.map.gz) e
instalar todos eles em /usr/share/keytables; o script de instalacao do
package perguntaria a escolha do usuario e copiaria o arquivo correto para
/etc/kbd/default.map.gz

O Xmodmap funcionaria da mesma maneira (o script de instalacao faz a escolha
e copia o correto para /etc/X11/Xmodmap), so' que nao existe uma localizacao
padrao para mapas de teclado alternativos...

Finalmente, estou um tanto desatualizado quanto ao X; as definicoes em
/etc/X11/Xmodmap afetam os aplicativos que usam a extensao XIE? (Se minha
pergunta nao fez sentido: voce consegue acentuar no xterm? E no Netscape?)

[]s,
                                               +----
--
     And the sign said the words of the prophets
 are written on the subway walls and tenement halls

Free Software Union       --       http://www.fslu.org
Debian GNU/Linux       --        http://www.debian.org