Configuracao de placa de som e teclado

   Ola, eu instalei a ultima versao do storm linux, baseada no debian
2.2.
   Funciona tudo perfeitamente, exceto som e teclado.

   - Com relacao ao som: Quando eu estou usando um programa que utiliza
a placa de som,
XMMS por exemplo, e um outro programa quiser gerar um som, por exemplo
GMC do
Gnome ao conformar a exclusao de um arquivo, fica congelado ate eu
clicar em stop no
XMMS para mostrar a tela de confirmacao da exclusao.
   - Com relacao ao teclado: Como configurar o teclado padrao USA
international, o mesmo
usado aqui no Brasil sem cedilha, para usar acentuacao em portugues?

  Obrigado, Valério.