[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

[ITR] wml://www.debian.org/intro/about.wml



Reserva para revisar com calma, já que é um texto grande.

Abraços,
Thiago Pezzo (Tico)

Sent with ProtonMail Secure Email.

‐‐‐‐‐‐‐ Original Message ‐‐‐‐‐‐‐
On Sunday, May 31, 2020 7:45 PM, Ramon Mulin <mulin@tutanota.com> wrote:

Segue o meu patch para revisão.
Trata-se de um texto elucidativo e teórico acerca do Debian. Fiz diversas alterações na página, pois muitos trechos estavam sem sentido.
Sobre o "can", estava traduzido como "podem". Em um dos casos estava traduzido: "como vocês podem dá-lo assim?"; essa frase me parece intimidadora e confusa nesse contexto, no sentido de que se pressupõe uma regra de mercado onde ninguém "dá" software gratuitamente, mas sabemos que muitos softwares proprietários são distribuídos sem custo (de dinheiro) algum. Então achei mais adequado alterar para a frase "como vocês conseguem distribuí-lo assim?". Logo, no decorrer do texto, é discutido sobre o baixo custo na produção de cópias após um software estar finalizado, onde não há razões para cobrarem tão caro por softwares. Também substituí o valor médio dos DVDs que estava em formato de dólares americanos na tradução anterior e substituí pelo valor em reais cobrado na página do vendedor de CD Hudson Oliveira (https://www.freewebs.com/corsario/) no Brasil. Isso facilita para o leitor caso queira mensurar o valor das mídias vendidas aqui no Brasil.
Acredito que assim faça mais sentido e o texto fica com uma estética mais agradável para o leitor. Levei em conta que essa página é lida, na maioria das vezes, por usuários iniciantes ou pessoas que nunca tiveram contato com o Projeto GNU, com distribuições Linux ou com o próprio Debian. Por isso me preocupei tanto com o sentido que o texto deveria ter. Trata-se de uma página de extrema importância.
Também deixei o código da tradução o mais próximo possível da indentação e da quantidade de linhas do código original em inglês, respeitando a regra das 80 colunas.

Atenciosamente

--
Ramon Mulin
Professor de História e Fotógrafo
Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil


31 de mai de 2020 10:12 por :

Estarei fazendo a atualização da tradução dessa página.

Atenciosamente

--
Ramon Mulin
Professor de História e Fotógrafo
Campos dos Goytacazes - RJ - Brasil



Reply to: