Indicação de ultrabook

Amig@s, bom dia!

estou iniciando um estudo de viabilidade para compra de um novo
ultrabook, preciso de uma máquina para trabalhar com um ambiente de
virtualização de, no mínimo, umas 5 máquinas. Preciso de algo leve e
pequeno, algo com 13 polegas de monitor já me atenderia. Que não
pesasse mais que 1,5kg. Tenho dores terríveis de coluna por causa de
transportar notebook.

Gostaria de saber a opinião de vocês. Qual seria a melhor marca pra
portar uma distro Debian? O que temos hoje no mercado?

Li algo sobre a Lenovo ser uma boa indicação por se tratar de algo
mais "compatível" com software livre mas não sei ao certo.

Agradeço a contribuição de vocês.

Saudades livres.

Leonardo Rocha
about.me/leonardo.rocha