Desculpem o html, espero que agora esteja conforme (e minhas perguntas)

Colegas,

Desculpem a mensagem com HTML e também aquele "textar"! Agora estou usando a opção "texto sem formatação", que me disseram ser sem html - se por acaso não for, vou desinscrever este email e me reinscrever com algum outro.

Fiz os testes primeiro direto no root, na tela preta, depois usando o gnome (aplicativos > acessórios > terminal) O resultado do teste 1 (abaixo) foi igual, não variou.

Já o teste dois, podebconf etc., deu em geral a resposta de que não conseguiu encontrar o arquivo (então como é que fez o teste 1?) Tentei variações, e numa delas deu o resultado abaixo.

Com variações, quero dizer, onde está "diretório" naquela página do exemplo eu substituí por "desktop", coisas assim. Aliás, queria perguntar: onde aparece -c -v e etc, é para colocar todos ou para fazer várias vezes, cada vez com apenas um (ou seja, uma vez escrevendo somente -c, na outra somente -v, e assim por diante)?

Uma última pergunta: há arquivos que não precisam de teste - esses "wml", por exemplo, que foram muito traduzidos ultimamente?

Estou ansioso para começar a traduzir.

Um abraço a todos e mais uma vez peço desculpas,

Marco
Teste 1 (msgfmt -c /dev/null home/marco/desktop/iptables-persistent_pt_BR.po):

msgfmt: (null):

warning: PO file header missing or invalid (eu não acertei o cabeçalho, é por isto?)
warning: charset conversion will not work
msgfmt: found 1 fatal error
(quando troquei esse c por v, deu que o arquivo não foi encontrado)

Teste 2 (podebconf ...). Neste teste acho que errei algo, pois deu:
unknown option: c, d, i, a, l, o, g
Usage: podebconf-display-po [-h] [-f frontend] file.po (não entendi o que é este "frontend")(

Marco Juliano e Silva
Tradutor em São Paulo / Translator in S. Paulo, Brazil
Também transcrição, revisão, digitação e outros serviços
Tels. (55)(11) 3120 5030 / 8434 5957
Pager: 0300 789 3828 (114 5971)
Skype: marco.juliano.silva
www.marcjultrad.com.br