[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

En: Atraente Bordão Ganha destaque





Observação: mensagem anexa encaminhada.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!
--- Begin Message ---
 
 
?Pediorico Catalão LA VANGUARDIA? ? Barcelona/ Espanha DOMINGO 17 JULHO 2005.
 
                            Reportagem
                ESPECIAL
 

                              CUBA X BRAGANÇA   

 

                   NOVA FIDEL
                             Tracuateua
                          A cidade do amor fraterno
                                                 Chama de luz
         
        Gerar:  turismo, cultura, emprego e renda familiar
 
   No buscador do google é só digitar, Fidel Castro + Tracuateua
 
Numa região brasileira onde  nasceu Fidel Castro projeta um parque temático  sobre o líder cubano  Bernardo Gutiérrez  /  Espanha
 
Luzes, câmeras, ação; começa o filme: Tracuateua um povoado do litoral norte do Brasil acaba de trocar seu nome após um plebiscito. Agora se chama ?Nova Fidel?. Em suas Ruas há estátuas em homenagem a Fidel Castro. Nos limites do município há ?Os caminhos de Fidel?, um parque temático sobre as raízes brasileiras do líder cubano: seu lugar de nascimento (às margens do rio Quatipuru), a casa de sua família, sua escola. O músico mais famoso da região, Evandro Mesquita, já compõe um samba para o próximo carnaval: A verdadeira história de Fidel.    Bernardo Gutierrez
 
Claquete
 
Segundo ato, um flashback: Che Guevara faz uma parada em um caminho poeirento. Licio Viana, um caminhoneiro, pára. E o Che lhe pergunta em perfeito portunhol: ?Será que posso chegar à Bolívia de carona??. O Che, na verdade, tem outro objetivo: queimar um cartório que possui uma bomba, a verdadeira certidão de nascimento de Fidelk Castro.
 
 Claquete, samba, pausa
 
Poderiam ser cenas de um filme inverossímil. Mas tudo é real. A teoria da genética brasileira de Fidel Castro soa com força na região de Bragança, no Estado do Pará. Inclusive há gente disposta a fazer um exame de DNA para provar a explosiva conexão caipirinha-mojito.
 
O reino encantado de Fidelândia. O diretor deste delírio tropicastrista se chama Edilson Silva  Oliveira. Nasceu em Bragança há 39 anos. E cresceu ouvindo insistentemente a história secreta de Fidel Castro. Nos anos 70 foram publicadas reportagens a respeito. E o Exército, temeroso de uma revolução inspirada em Cuba, intensificou a repressão. Houve detenções, torturas. Tudo para silenciar o rumor castrista.
 
Edílson Oliveira, Pesquisador histórico, ex atleta e militante do Partido Socialista Brasileiro (PSB), decidiu resgatar a história e divulgá-la: ?Angel Castro, o pai de Fidel, chegou em um barco nos anos 20. Apaixonou-se por Delfina, uma formosa jovem de Tracuateua. Tiveram um filho, Fidel, ao qual chamavam Fidelito...?. Angel Castro, segundo conta esta biografia paralela, era um espanhol que ia e vinha com seu barco. Desaparecia por tempos. Um dia, Angel e Delfina se mudaram para Iquitos, na Amazônia peruana. Mas o casal brigou e Angel foi embora para Cuba. Delfina mandou o filho para um seminário religioso. Ao saber disso, Angel resgatou a um já adolescente Fidel e o levou a Cuba, para sempre.
 
 Edílson Oliveira, muestra uma foto de Fidel Castro y el modelo para uma futura estatua. Sobre estas  líneas, diversos diários locales que especulan sobre el pasado brasileño del presidente cubano y uma supuesta foto de su adolescência- fotos e Gutiérrez
 
Alguns anos depois, para surpresa da comunidade de Tracuateua, Fidel aparece na televisão como líder máximo da revolução cubana. ?As cartas que Delfina enviava a sua irmã Isaura Smith Castro Arvalo não deixam dúvidas. A data de nascimento de Fidel também: 13 de agosto de 1926? , assegura Edílson Silva.
 
Áurea do Rosário Smit, 100 anos, esposa de Pedro Smith, conhecida como dona Lili, cunhada de Delfina, ainda vive, na localidade de Tamatateua (Igarapé Apara, em Capanema). Esconde as cartas em algum lugar. Mas não quer falar. A outra testemunha se chama Dagoberto, também irmão de Delfina. Tem 102 anos. Se proclama tio legítimo de Fidel Castro. E afirma ter provas definitivas que foram enviadas à embaixada cubana no Brasil.  
                                  
       Dagoberto vive entre as árvores, em uma humilde casa de madeira. Apesar da idade, fala com lucidez: ?Minha irmã Delfina nos contava tudo por carta. Fidel sabe perfeitamente que aqui está sua família?  O ancião confessa que foi preso ?por causa desta história?. Sua filha, Gesina, de 58 anos, também não tem dúvidas: Nos anos 70 veio aqui um jornalista que entrevistou Fidel. Quando perguntou a ele por que não havia voltado a Tracuateua, Fidel chorou?.
 
Gesina diz que não estão de acordo em trocar o nome do município, ?ao menos até que Fidel reconheça suas origens?. Dagoberto se despede com esperança fideliana: ?O prefeito novo é muito ruim. Vamos ver se Fidel muda ele?.
 
Depois de uma campanha intensiva de Edílson Oliveira, a história de Fidel volta à boca de todo mundo. Há pessoas que, inclusive, afirmam ter visto um barbudo Fidel caminhando pelos campos. Chico Isaac, suposto primo-irmão de Fidel e ex-vereador do lugar, tem uma duvidosa semelhança com Castro. Não se deixa fotografar. Ainda que confirme a teoria a sua maneira: ?Quando ele (Fidel) caiu e rompeu a rótula, se levantou rápido. Se vê que tem sangue bragantino?, fanfarroneia.
 
Há alguns meses, a Rádio Pérola de Bragança fez uma matéria especial sobre o assunto. ?Chamaram muitas pessoas, dando provas e detalhes. A população vai perdendo o medo?, explica Gerson Peres, diretor da emissora.
 
El documento probatório se quemó; um testigo apunta al Che Guvera
 
UM MISTERIOSO INCÊNDIO
A chave está no cartório da Localidade Santa Maria de Tracuateua, onde foi registrado o nascimento de Fidel. Os documentos do cartório queimaram misteriosamente nos anos 60. ?Existem várias teorias. Uma é que a ditadura brasileira os queimou para viesse não gerar o sentimento de patriotismo Brasileiro na populção e para que não se espande o comunismo. A outra foi os secerdotes que as  autoridades na época não se importavam com as atrocidades cometidas pelos líderes religiosos. Augusto Corrêa era prefeito da cidade de Bragança e padrinho de batismo de José Ismaelino, mas não se encomodava com nenhuma das atitudes cometidas pelos sacerdotes italianos para que não viesse se alastrar o comunismo na Região Bragantina e no Brasil. Em ultima ipoteses, que foi Che Guevara?, explica Edílson Oliveira, Diretor do Reino Encantado de Fidelândia. Que esta fazendo o resgante histórico  e divulgando , re-educando e coencentizadondo a população  atraves de entrevistas nas radios, internet e jornais sobres as origens brasileiras do Grande Lider Cubano Fidel Castro e de seus familiares  no Brasil    especificamnete no Estado do Pará, município de Bragança distrito de Tracuateua, hoje emancipado Municipio. que visa mudar o nome da cidade para Nova Fidel.- Chama de luz.
                                 
Ainda que não haja prova definitiva, a bola de neve não pára mais. O Jornal do Dia, uma publicação local, escreveu recentemente um artigo polêmico: ?Tracuateua ou Fidelândia??. Além disso, vários deputados, como João de Deus, do Partido Socialista Brasileiro, já se manifestaram a favor do projeto. ?Não resta nenhuma dúvida, Fidel Castro é do Pará?, afirma Walker Cecim, assessor do deputado Alessandro Novelino, que está disposto a solicitar através de Decreto Legislativo o titulo de ?Honra ao Mérito? e de ?Persona Grata? para o presidente cubano. Existe, ainda, um projeto no Senado para publicar ?História mutilada do Pará?, Pontos de História Documental do Pará  e do Brasil, Centenário do Escudo d! armas do Estado, Governadores e Vice-governadores e Comandantes-gerais da Policia Militar, As história que a história não contou, Correções Histórica, Belém-Pará-Brasil, 2004, onde o saudoso historiador  Dantas Feitosa de saudosa memória  (pai de Jessé) abriu espaço para Edilson contar a ?verdadeira história de Fidel?.
 
Edílson se mostra exultante: ?Nova Fidel?- A cidade do amor fraterno ( Chama de luz ) ...vai se transformar em um grande pólo turístico que desenvolverá a região?. Por enquanto, ele já mandou fazer em miniatura o modelo de estátua de Fidel Castro que quer para a cidade.
 
Na verdade, tanto faz que não haja prova definitiva. Os moradores encontram novos indícios onde querem. ?Tribuna do Pará? publicou uma imagem de Fidel castro com uma camisa da seleção brasileira de futebol com uma orgulhosa legenda: ?Existe maior prova sobre a verdadeira nação de Fidel??. Segundo Edílson, a relação de amigos com brasileiro e cubano são tão fortes, que quando a seleção brasileira de fultebol foi desclassificada nas oitava de finais na copa do Mundo no ano de 1986 no México o povo cubano, em ato de regozija-se sensibilizou com o povo brasileiro, até o próprio Fidel Castro decretou Luto Nacional em território cubano. O Brasil é um país muito importante para nós e nos identificamos muito com o Brasil. Para ser ter um idéia, era preciso ver como ficou este país na copa do mundo, dizia Fidel. Houve um luto nacional. E há mais: Hilária, a babá de Fidel, confessou tudo em um documentário de Jessé. E Lício Viana, o caminhoneiro, morador de Igarapé-Açu, descreveu na cintura, com pelos e sinais, a chegada de Che Guevara a Tracuateua. Para cúmulo, Tracuateua significa em língua indígena ?formiga de bunda grande?. Uma espécie que está extinta, sinal inequívoco, segundo Edílson, que o nome tem que ser trocado.
 
Enquanto os velhos de Tracuateua vêem uma silhueta barbuda no horizonte, Edílson reforça apoios políticos para sua candidatura a vereador na cidade. E o plebiscito, com a pergunta de milhões de reais brasileiros (ou de pesos cubanos), parece estar cada vez mais perto: Formiga de bunda grande ou Nova Fidel- A ?Chama de Luz ? ?
 
Tradução corrigida- palavras nativas e indiginas
 
 Finalizo  esta tradução corrigida com os pensamentos: 
 
     Deu a quatrocentos milhões de Chineses o direito ?a vida, á
liberdade e á busca de felicidade.- SUN YAT-SENT.
 
 só é possível libertar-se de tanta miséria com
a morte, e isto o estado ajuda : A morre !
 
 
? ... Se a america latina tivesse a mesma taxa de mortalidade infantil de Cuba, se evitaria anualmente, ao redor de 800 mil mortes de menores de um ano.?
 
A terra não pertence ao homem; o homem pertence a terra. O que ocorrer com a terra recaírá sobre os filhos da terra.
 
 
Estamos preste a perder um homem que faz parte da história de um Grande nome na historia mundial.
 
Na naturena nada  se perde  nada se cria tudo se transforma- Lavousier
 
  " O homem deve ter dignidade não para ser feliz mais para ter a dignidade de fazer os outros homens felizes". - Immanoel Kant.  

Saudações socialistas e comunistas.

EDILSON SILVA OLIVEIRA
Pesquisador da Resignação.
projeto_arcadenoe@yahoo.com.br
semear_novafidel@yahoo.com.br
Cel. 88140792 e 32419393
           Bragança.-Pa
 
 
 
 
 

Flickr agora em português. Você clica, todo mundo vê. Saiba mais.
--- End Message ---


Reply to: