Re: Formato e nome dos arquivos anexados

On 23-10-2007 18:47, Eder L. Marques wrote:

> De fato eu utilizei esse formato na penúltima leva de atualizações que
> eu fiz. Mudei o formato nessa ultima, por ter mudado a maneira como
> organizo meus arquivos po's no kbabel.

	Sem problemas, eu organizo meus arquivos de uma forma
totalmente diferente da que eles vão para a lista, ainda assim,
na lista, eu procuro seguir as recomendações da i18n e os
procedimentos que adotamos à medida que o tempo passa.

[...]
> Sobre compactar pra mim é indiferente. Pensando sobre isso agora, talvez
> facilite no sentido de não precisar baixar o arquivo, poder fazer a
> revisão direto no MUA, necessitando baixar apenas se precisar gerar um
> patch.

	Revisar no MUA pode ser legal, pra mim, a porcentagem
de revisão sem patch é mínima, então daria na mesma, compactar
ou não é realmente indiferente, mas em linhas gerais, acredito
que o POs podemos continuar compactando, patches/diffs tendem
a ser menores (salvo exceção) e podem vir abertos (a revisão
para concordar ou não fica mais rápida).

> Por outro lado, tomando como exemplo o am-utils, compactar o arquivo
> diminue de 16k para 4,9k, um pouco menos que um terço do tamanho
> original. Qual o custo-benefício para você?

	Não é somente para mim, mas para a lista como um todo,
os arquivos tendem a ficar menores e provavelmente mais fáceis
de ler e indexar já que o PO fica compactado.

> Em relação ao formato <pacote>_pt_BR.po, eu retirei o "pt_BR" do nome
> dos meus arquivos porque eu só traduzo arquivos pt_BR, então achei
> redundante nomeá-los assim.

	Somos parte de um time e usamos uma lista que, embora
na prática seja usada por Brasileiros, na teoria ela é também
de outros falantes do Português, então poderia acontecer de
termos arquivos pt por aqui (como algumas vezes acontece com
e-mails do Christian e do D-I).

	Além de ser uma questão de referência e indexação, se
alguém quiser consolidar estes arquivos não teria problemas e
facilitaria a vida, há várias razões para nomeá-los com pt_BR.

> Não compreendi a necessidade do pt_BR no nome do arquivo, já que só
> trabalhamos com arquivos em pt_BR, mas tb não tenho nada contra não
> utilizá-lo (a princípio achei redundante).

	Você tem certeza que *todos* nós só trabalhamos com
arquivos pt_BR? Eu diria que isso não é verdade. Embora
_pareça_ redundante, ele não adiciona nada além de 5 caracteres
e facilita conceitos/procedimentos de interoperabilidade.

	É a mesma idéia de CodingStyle:

		if (foo == bar)
			printf("foobar");
		printf("Wazzzzup!");
		if (foo == bar)
		{
			printf("foobar");
		}
		printf("Wazzzzup!");

	Os dois fazem exatamente a mesma coisa, os "{ }" são
redundantes mas você vai encontrar em vários Times a recomendação
de usar os "{ }" para deixar claro e evitar dúvidas na leitura.

	Então veja pelo lado de ser explícito e canônico, não
pelo lado de _parecer_ redundante, com a informação clara, precisa
e explícita é mais fácil trabalhar. :-)

	Além disso, não é uma necessidade, o arquivo poderia se
chamar sempre foo.x, teríamos que baixá-lo e renomeá-lo, é apenas
uma questão de convenção para chegarmos às melhores práticas para
a nossa equipe.

> Consegui visualizar o trabalho que o mantenedor teria para descobrir de
> qual idioma é o arquivo caso o próprio nome não informasse.
>
> Creio que compactar seria interessante para poupar espaço em disco no
> servidor de listas, então por mim podemos padronizar o formato de envio
> para o BTS como:
>
> * pt_BR.po.gz

	Segundo recomendação do próprio Christian e dos listmasters
isso não faz tanta diferença assim, e a preferência do Christian,
especialmente para o SRP é enviar os arquivos não compactados para
poupar o tempo dele.

> Abraços e obrigado pelas orientações.

	Abraço e de nada. :-)