Re: [Dúvidas] - Descrição do Aptitude.

On 09/22/2006 08:40 AM, Guilherme Rocha wrote:
> Pessoal,
>
> duas coisas, vejamos:
>
> 1)  "aptitude is also Y2K-compliant, non-fattening, naturally cleansing,
> and housebroken."
>
> Parece uma gíria, sendo assim queremos colocar algo nacional (tipo:
> não junta cheiro nem solta as tiras :), pq ao pé da letra isso soa
> horrível.

	Não é exatamente uma gíria, mas expressões no sentido de venda de
produtos (publicidade/marketing). :-)

	"aptitude também é Y2K-compatível, não engorda, é auto limpante e
	bem treinado."

	Aqui seguem algumas considerações importantes:

	- Y2K é uma sigla amplamente adotada pra indicar o bug do milênio,
	  ou apontar que um software estava apto (corrigido) e não sofreria
	  deste problema.

	- "naturally cleansing" pode ter duplo entendimento, a versão "que
	  se limpa naturalmente" ou a versão "auto limpante", eu acredito
	  que o segundo sentido seja o mais indicado pelo contexto.

	- Do Google define:
		housebroken (of pets): trained to urinate and defecate
		outside or in a special place; "housebroken pets";
		"`house-trained' is chiefly British"
			-- wordnet.princeton.edu/perl/webwn

	  "housebroken" refere-se ao treinamento/educação, ou seja, seria
	  o mesmo que o aptitude não urinaria nem defecaria na sua casa. :)

> Sugestões? Alguém sabe o que está escrito aí?

	Espero que as sugestões acima ajudem. ;)

> 2) Algumas pessoas querem traduzir  "frontend" como "interface".

	Desculpe, mas em que contexto estamos falando dessas "pessoas"?
Eu tenho a forte impressão que é o DDTP, mas queria ter certeza. :-)

> E outras pessoas querem mantê-la em inglês mesmo. O que vcs acham?

	Traduzir tudo o que for possível, frontend pode ser traduzido
como interface sem maiores problemas.