tradução da instalação do driver nvidia p/ português.

Traduzi a instalação do driver da nvidia a partir dos drivers do próprio Debian.
Espero seja útil para alguém.
--

CesAR
cesar.ar@tutopia.com.br

Escrito: Len Sorensen
(LSorensen on irc.debian.org, lsorense -at- csclub.uwaterloo.ca)
Versão original:
http://tinyplanet.ca/~lsorense/debian/debian-nvidia-dri-howto.txt

Tradução: Cesar A. Ramina
Curitiba, PR, Brasil
linux225159-geral@yahoo.com.br

Nota:
Até agora são estas as versões debian:
woody: Debian 3.0 stable release
sarge: Debian testing release (será a próxima versão estável)
sid: Debian unstable (não será lançada serviu para testes)

Passo 0: Limpando a confusão deixado pelo nvidia's installer (se usou antes)

Tenha certeza de remover todo o lixo criado pelointalador da NVidia, pois ele cria arquivos em diferentes locais e podem causar problemas mesmo seguindo estas instruções. Existe uma opção de desinstalação, algo como nvidia-installer --uninstall pode resolver o problema.

NT: Se usou o arquivo binário para a instalação, tipo NVIDIA-Linux-x86-1.0-6111-pkg1.run é só executar o programa novamente com --uninstall.

Não misture pacotes do debian com os do nvidia intaller. Os instaladores não concordam com o lugar onde serão instalados os pacotes. É de um jeito ou de outro. Para fazer o jeito certo Debian, todos os resquicios do nvidia installer tem que ser apagados.

Passo 1: Preparando os pacotes fontes

Para quem usa versão woody:
Se você está rodando a versão woody que não contem os drivers da nvidia, acrescente esta linha no seu arquivo /etc/apt/sources.list:

deb http://www.backports.org/debian woody nvidia-graphics-drivers nvidia-kernel-common xfree86 dpatch

depois execute 'apt-get update' para atualizar a lista de pacotes.

Para quem usa a versão sarge ou sid:
Tenha certeza que você tem main contrib non-free no seu arquivo /etc/apt/sources.list desde que o drivers da nvidia estão na área non-free e algumas ajudas na área contrib.

Passo 2: Tenha certeza que seu kernel está com a versão certa.

O driver da nvidia requer kernel 2.4 ou 2.6 neste momento.

Para quem usa versão woody:
Se não está rodando 2.4.18 no woody compilado para a seu tipo de cpu, você tem que acertar isso primeiro.  Para Pentium Pro, Celeron, P2, P3 e P4
use o pacote 'kernel-image-2.4.18-686', para Duron e Athlon use
'kernel-uimage-2.4.18-k7', e para sistemas antigos pentium e k6, use
'kernel-image-2.4.18-386' . Breve,  2.4.24 pode se tornar disponível para versão woody.

Lembre de reboot depois de instalado o novo kernel para ter certeza que está rodando o kernel certo.

Para quem usa a versão sarge ou sid:
Para quem usa a versão sarge ou sid, por favor tenha certeza que está rodando o kernel mais atual. A maneira mais simples de fazer isto é:
> apt-get install kernel-image-2.4-686
ou
> apt-get install kernel-image-2.4-k7
ou
> apt-get install kernel-image-2.6-686
ou
> apt-get install kernel-image-2.6-k7

Isto fará você usar o último kernel disponível (seja 2.4.x
ou 2.6.x).  Se o comando para instalar o kernel-headers falhar mais tarde, significa que não fez esse passo certo.

Lembre de reboot depois de instalado o novo kernel para ter certeza que está rodando o kernel certo.

Passo 3: Instalando os pacotes necessários para compilar o módulo nvidia.
É necessário a instalação de alguns pacotes.

> apt-get install nvidia-kernel-source nvidia-kernel-common

Se está rodando um kernel debian, faça o seguinte:

> apt-get install kernel-headers-`uname -r`

> export KVERS=`uname -r`
> export KSRC=/usr/src/kernel-headers-`uname -r`

Note que as linhas acima NÃO são escritas com aspas simples. São crases. Aqueles símbolos nas teclas  ~ em teclados com layout americano.

NT: Eu tive que usar o kernel-source ao invés do headers. É só descarregar com o comando:
> apt-get install kernel-source-`uname -r`e > export KSRC=/usr/src/kernel-source-`uname -r`

Se você compilou seu kernel, apenas tenha certeza que sabe extamente onde se encontram  os fontes (sources) e para acertar a variável KSRC naquele local.

> [...]

Note que as linhas acima NÃO são escritas com aspas simples. São crases. Aqueles símbolos nas teclas  ~ em teclados com layout americano.

Passo 4: Compilando e instalando o módulo nvidia

Compile o modulo do kernel:
> cd /usr/src
> tar xvzf nvidia-kernel-source.tar.gz
> cd modules/nvidia-kernel
> debian/rules binary_modules

E então instale-o:
> cd ..
> dpkg -i nvidia-kernel-`uname -r`*deb
> depmod -a

Passo 5: Instalando e configurando o driver glx da nvidia

Instale os pacotes com o comando:
> apt-get install nvidia-glx nvidia-glx-dev xserver-xfree86

Voce está pronto para usar o servidor X com seu novo driver. Configure o X normaqlmente com :
> dpkg-reconfigure xserver-xfree86

e configure o monitor, resolução, mouse, etc... com seus periféricos e selecione o driver nvidia ao invés de nv.

Nota: Todos os usuários gostaria de usar modo 3D então adicione os usuários a este grupo. Para isto comande:
> adduser youruser video

Na próxima vez que os usuários fizerem login terão acesso 3D.

É isto. Você está rodando seu novo X. Vai aparecer o logo do NVidia na inicialização do ambiente X se tudo correu bem.

Lembre-se: todas as vezes que você trocar de kernel ou sair uma nova versão do driver da nvidia esses passos deverão ser executados novamente para que o módulo kernel nvidia compatibilize com o kernel novo.

NT: Eu ainda tive que instalar o módulo nvidia usando o comando modconf.