wiki no debian-br

Oi lista!

Meu nome é Alexandre, tenho 21 anos e estou trabalhando com o !GNU! Debian a cerca de 2 meses. Meses estes que já foram suficientes para entender o motivo que faz com que a comunidade goste tanto desta distribuição.

Estou tendo alguns problemas na configuração do hardware, mas este tipo de problema é normal quando você encara uma nova distribuição. Ao navegar em busca de informações sobre o debian, percebi primeiro que o site oficial do debian tem muita informação incompleta e vários textos apenas em inglês. Navegando mais um pouco acabei batendo no site de vocês e gostei muito, não só pela iniciativa, mas pela qualidade da documentação.

Fiquei pensando um pocuo em como facilitar a integração e interação com estes materiais e lembrei do projeto wiki, caso vocês não conheçam, o wiki é um projeto OpenSource que possibilita um trabalho colaborativo sem qualquer tipo de burogracia ou restrição (um ótimo exemplo está em: www.wikipedia.org). Enviei um email para os desenvolvedores do site do debian e tive duas grandes surpresas, primeiro que o Debian tem um site de documentação utilizando esta tecnologia wiki em wiki.debian.net, e a outra e que existe um projeto para documentação geral para linux em http://openfacts.berlios.de.

A minha sugestão é utilizar o wiki como padrão para a criação e manutenção dos documentos criados pelo projeto debian-br. O modelo apontado pelo wiki facilita e incentiva a participação da comunidade. Por exemplo, o cara que tem um tempinho sobrando e quer ajudar, mas não conhece muito de linux, pode entrar no site e ajudar na tradução de um documento. Ou se tem um cara que é fera em um determinado assunto, mas também não tem tempo para redigir uma documentação, pode entrar no site e adicionar um artigo ou apenas complementar algo que já foi escrito.

A minha idéia e de estimular a colaboração de usuários Debian, acabando com a 'burogracia' que acaba desmotivando a participação nesse tipo de projeto.

Um abraço,

Alexandre Ubaldo
acarvalho@unibh.br
Núcleo de Banco de Dados e Aplicações Web
Programador Web
Diretoria de Informática e Tecnologia
www.info.unibh.br
+55 (31) 3378-7485 - Geral