essa ou esta? era[Re: Debian Weekly News - 21 de Janeiro de 2003]

Luis Alberto Garcia Cipriano <lagc@cipsga.org.br> writes:
[corta]

> Ajude-nos a criar esta newsletter!
>
> :-P Bem, o esta ou essa é passível de discussão...

Olá pessoal.

O uso de este ou esse não é apenas uma questão de estilo. Segundo o
dicionário,

esta, designa o que está próximo de quem fala (a 1a. pessoa do discurso)
essa, designa o que está próximo da pessoa com quem se fala (a
2a. pessoa do discurso)

A newsletter está próxima de quem fala ou da pessoa com quem se fala? De
ambos, então ambos os usos estão corretos. Entretanto, a forma
imperativa (ajude-nos) indica que o autor está exortando o leitor, a
pessoa com quem se fala, a fazer algo. Por isto, me parece mais
apropriado usar essa (como a mãe do kov, conta a lenda, teria sugerido)
e não esta.

[corta]

té+v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!