[d-i] Traduções para Português do Brasil do futuro instalador Debian

Olá a todos,

Gostaria de avisar a todos que há alguns minutos atrás acabei de fazer o
commit das últimas atualizações necessárias no [0]CVS do debian-installer
(d-i) para que o suporte ao idioma Português do Brasil (pt_BR) esteja
pontualmente em dia com o original em inglês.

É claro que o projeto d-i ainda está no início e muita coisa precisa ser
[1]feita para que tenhamos um instalador de primeira classe para o próximo
release estável Debian, mas esta mensagem serve para avisar a todos que o
projeto Debian-BR continua funcionando a toda velocidade e, na verdade,
além de ser atualmente um dos poucos idiomas para os quais já existem
traduções, acredito que pt_BR seja o único idioma atualmente em dia com o
original em inglês no projeto d-i :-)

Infelizmente, estas traduções ainda não são utilizadas pelo d-i, mas já
existe um patch circulando na lista [2]debian-boot que acrescenta suporte
a internacionalização ao d-i. Tal patch foi escrito pelo nosso amigo
francês Denis Barbier, o mesmo que criou o [3]po-debconf, que permite
aos templates debconf serem traduzidos usando as já conhecidas
técnicas gettext. O patch está sendo discutido na lista e acredito que
dentro de poucos dias o mesmo será aplicado a árvore principal do CVS do
d-i.

Para quem se interessa pelo assunto e quer obter maiores informações
sobre o d-i, um bom começo é a leitura da [4]documentação do CVS existente
sobre o projeto. Caso estejam interessados em conhecer ainda mais
detalhes, assinem a lista debian-boot e acompanhem as discussões que
acontecem por lá. O projeto d-i é de vital importância para o projeto
Debian e ainda mais importante para nosso vôo mais alto : o projeto
[5]Debian Desktop. Ajuda é sempre bem-vinda, seja ela na forma de
código, traduções, documentação, testes ou relatórios de bugs

Acredito que o cross-post não seja prejudicial e pretendo, com a ajuda
desta mensagem, divulgar o grau de envolvimento do projeto Debian-BR com
o projeto Debian em relação a nosso futuro instalador, peça fundamental
para que consigamos mais usuários iniciantes e que estão migrando de
outras distribuições para o Debian.

Quem sabe talvez os usuários Debian assinantes da debian-user-portuguese
se interessem e se unam a nós na debian-l10n-portuguese :-)

[0] http://cvs.debian.org/debian-installer
[1] http://cvs.debian.org/doc/TODO . Provavelmente desatualizado ...
[2] debian-boot@lists.debian.org
[3] http://packages.debian.org/unstable/devel/po-debconf
[4] http://cvs.debian.org/doc

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||