documento de modems PCTel

Olá,

Como eu havia avisado na lista do debian-user-portuguese, eu produzi um
documento sobre como instalar modems PCTel no Debian. Tentei fazer o
mais genérico possível e abranger as tarefas mais corriqueiras. Acho que
através dele fica fácil de instalar um modem.

Como foi meu primeiro sgml, acho que não ficou exatamente uma beleza,
compilou ok com o debiandoc.

Estou enviando attachado a este e-mail, aguardo sugestões. Se forem
publicar também me avisem.

Eu não estou certo ainda se uma tradução para inglês seria interessante,
tenho certeza que não existe um documento voltado para Debian sobre como
instalar esses modems, mas com certeza existe bastante documentação. Se
vocês acharem interessante, eu faço a tradução sem problemas.

--
Luciano Macedo Rodrigues (sp00ky)
Ciência da Computação - UFRGS
sp00ky@terra.com.br - http://aton.inf.ufrgs.br/~lucianor/
Linux User #189900 - Debian GNU/Linux 3.0 sid
<!doctype debiandoc public "-//DebianDoc//DTD DebianDoc//EN">
<debiandoc>
 <book>
  <titlepag>
   <title>Modems PCTel no Debian GNU/Linux</title>
   <author>
      <name>Luciano Macedo Rodrigues (sp00ky)</name>
      <email>sp00ky@terra.com.br</email>
   </author>
   <version>Versão 0.1 - 26/09/2002</version>
   <abstract>
Este documento ensina a configurar os modems PCTel no Debian GNU/Linux para kernel da série 2.4.x
  </abstract>
    <copyright>
    <copyrightsummary>
      Copyleft &copy; 2002 - Luciano Macedo Rodrigues.
    </copyrightsummary>
Você tem permissão para redistribuir este documento e/ou modificá-lo de acordo
com os termos da GNU General Public License, publicada pela Free Software Foundation
     </copyright>
  </titlepag>
<toc sect1>
<chapt id="intr">Introdução
Vou apresentar inicialmente alguns passos necessários para a instalação do driver.
<sect>Baixando o driver
# tar -zxvf pctel-0.9.4.tar.gz
<sect>Baixando os pacotes necessários para a compilação
Para instalar os drivers e compilá-los corretamente, você precisa do compilador <prgn>gcc</prgn>
# apt-get install gcc
Também é necessário que você possua instalado o pacote kernel-headers correspondente ao seu kernel. Para isto, verifique a versão do seu kernel digitando em um terminal:
# uname -r
Note que esta versão deverá ser da série 2.4.x, senão o driver NÃO funcionará. Após verificado a versão, baixe o pacote de headers correspondente:
# apt-get install kernel-headers-(versão do kernel)
<sect>Criando link para o kernel-headers
O processo de configuração do driver verificar se você possui os arquivos do kernel no diretório <tt>/usr/src/linux</tt>, mas a instalação do kernel-headers por padrão não cria este link. Para criá-lo você deve proceder:
# ln -sf /usr/src/kernel-headers-(versão do kernel) /usr/src/linux
<chapt id="conf">Configuração do driver
Vou apresentar neste capítulo os passos necessários para configurar o driver conforme o tipo do seu modem.
<sect>Determinando seu chipset
Não existe um método padrão para determinar o chipset do seu modem. Procure por especificações em sua placa, ou consulte sua placa-mãe e ou de som. O chipset para a maior parte das máquinas que vem com o modem onboard é o cm8738.
Os chipsets disponíveis são: pct789, cm8738, i81x, sis, via686a. Se você não conseguir com um tipo de driver, tente recompilar este driver com outro chipset.
<sect>Preparando para a compilação
Agora que você determinou seu chipset você deve configurar o driver para utilizar este chipset. Para isto digite no diretório aonde você descompactou o driver:
# ./configure --with-hal=(seu chipset)
<chapt id="comp">Compilação e instalação
Agora que você configurou seu driver corretamente, está na hora de compilar e instalar os módulos.
<sect>Compilando os módulos
Se o processo de configuração ocorreu corretamente, é hora de você compilar os módulos. Para isto digite no diretório aonde você descompactou o driver:
# make
Isto iniciará o processo de compilação, que não deve demorar muito.
<sect>Instalando o driver
Após o processo de compilação, os módulos já estão prontos, porém devem ser instalados os módulos em seu sistema e criados os links para o device file do modem. Então para instalar digite no diretório que você instalou o driver:
# make install
<sect>Carregando os módulos
Agora o driver está instalado corretamente. Para utilizar o driver agora você deve OPTAR por um método, discutidos a seguir.
<sect1>automático sempre que necessário
Esse é o mais recomendável. Através desse método o módulo será carregado sempre que necessário por algum programa que utiliza o modem. E você não precisa mais se incomodar em carregar os drivers.
Edite o arquivo <tt>/etc/modules.conf</tt> e acrescente estas linhas no final do arquivo:
<example>
alias char-major-62 ptserial
below ptserial pctel
options ptserial country_code=33
</example>
E após execute o comando:
# depmod -a
<sect1>automático no boot
No Debian existe o arquivo <file>/etc/modules</file> que contém o nome dos módulos que devem ser carregados durante o boot. Para que os módulos do driver do modem sejam carregados adicione no arquivo estas duas linhas (respeitando a ordem):
<example>
pctel
ptserial
</example>
<sect1>manualmente
Através desse método você poderá carregar os módulos sempre que quiser. Esta é uma boa opção também se você deseja testar os módulos antes de editar algum arquivo. Para carregar os módulos:
# insmod pctel
# insmod ptserial
Isto carregará os módulos e seu modem estará pronto para ser utilizado.
<chapt id="progr">Configuração de programas
<sect>Configurando uma conexão dial-up
O Debian possui várias facilidades para configuração de conexões através do modem. Para isto, basta utilizar o programa pppconfig.
# pppconfig
Então selecione para criar uma nova conexão (Create). Utilize as teclas TAB para navegar entre as opções. Primeiramente você deve preencher um nome de conexão, preencha algo curto e que você consiga lembrar facilmente. Após, você configura o DNS de seu provedor. Na maior parte dos casos 'Dynamic' é a opção mais apropriada, assim você não precisa saber os DNSs primário e secundário do seu provedor.
Após você seleciona o método de autenticação. O PAP (padrão) é o mais recomendado e suportado pela maioria dos provedores. Depois você preenche o login e logo após a senha. Em 'Speed' o valor padrão (115200) é recomendável.
Você deve escolher entre o tipo de discagem utilizado, se você usa Tons ou discagem por Pulso. Se você aperta a tecla 8 de telefone e ouve apenas um sinal, sua linha utiliza Tom, caso contrário Pulso. Após preencha o número do seu provedor.
Agora ele tentará detectar o modem. Você pode dizer não aqui. Então ele vai pedir que você preencha a porta. Você deve preencher <file>/dev/modem</file>. Na próxima tela você tem um resumo das configurações, e então você pode selecionar 'Write'.
Agora que você tem a conexão configurada, hora de conectar. Para isto digite o seguinte comando:
# pon nome_da_conexao
Para desconectar:
# poff
<sect1>Conectando com um usuário comum
# adduser usuario dip
E então o processo de conectar e desconectar-se será permitido. Note que para um usuário comum não é possível executar o comando <prgn>pppconfig</prgn>
<sect>Segurança
# chown root.dialout /dev/modem
# chown root.dialout /dev/ttyS15
# chmod 770 /dev/ttyS15
Não se esqueça de adicionar os usuários que você deseja que utilizem o modem (inclusive um usuário normal que pode conectar a internet) ao grupo <prgn>dialout</prgn>.
<chapt id="contato">Contato
Se você quiser mandar sugestões e/ou dúvidas, acrescentar textos a este documento me envie um e-mail: <email>sp00ky@terra.com.br</email>. Ficarei feliz em ajudá-lo e muito mais feliz enriquecendo esse documento.
</book>