[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Última edição do Resumo GNOME em pt_BR



Kov, ou alguém que tenha o devido acesso,

Aqui esta o último número do Resumo GNOME. Ele deve ser postado aqui:

http://debian-br.cipsga.org.br/resumo-gnome/

Daqui a pouco o mando para a debian-news, e assim que estiver no debian-br publico notícia correspondente no cipsga.

Desculpem o atraso.

Abraços,

Luis Alberto.


--
Luis Alberto Garcia Cipriano
Músico, Programador e Tradutor voluntário
lacipriano@uol.com.br - ICQ#30169722
Debian GNU/Linux - 100% Software Livre
Title: Resumo GNOME - 17-03-2002 - 22-04-2002

Versão original em inglês em: http://developer.gnome.org/news/summary/2002_March17-April22.html

Traduzido para o português brasileiro por Luis Alberto Garcia Cipriano <lacipriano@uol.com.br>

Resumo GNOME - 17-03-2002 - 22-04-2002

Tabela de Conteúdo

  1. Abiword v1.0
  2. Primeiro Lançamento Público do GTK#
  3. Sobre o bom desenho de Interface do Usuário em Software Livre
  4. Quer escrever em Devanagari?
  5. GUADEC dá um impulso ao GNOME-Office
  6. Mais integração entre Java e GNOME
  7. Relatos da Segunda Conferência de Acessibilidade Linux
  8. Palestras sobre GStreamer e MAS feitas durante o GUADEC
  9. Porte do gtkmozembed para o gtk2 progride
  10. Lembrete do Dia do Bug
  11. IBM lança SashXB para Linux
  12. Divulgação do art.gnome.org aproximando-se
  13. GConf ganha seu próprio website
  14. Tutorial Gconf e gnome-vfs
  15. Michael Meeks casou-se nesta semana
  16. GUADEC 3 completado com sucesso
  17. Resumos GNOME traduzidos
  18. Atividade dos Hackers
  19. Atividade da Caça aos Bugs do Gnome
  20. Software Novo e Atualizado

1. Abiword v1.0

Nossos amigos do time do Abiword fizeram seu lançamento marco 1.0 para GNOME. O anúncio de lançamento oficial ainda não está publicado, no entanto, pela espera de que os binários windows sejam construídos (sim, você sabe como é com o windows sempre ficando para trás longe de nós :). De qualquer forma este lançamento é o resultado de um par de anos de trabalho duro. Abiword iniciou como um projeto financiado comercialmente, mas hoje todo o desenvolvimento é feito por voluntários. Trabalho pesado já começou para o lançamento do 1.2 que irá apresentar coisas como suporte a embutir outras aplicações do GNOME Office, tabelas, quadros de texto, imagens flutuantes e mais. Um obrigado do fundo coração para a comunidade Abiword pelo seu esforço até agora, Abiword e ótimo de verdade.

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=15518&release_id=25198

http://www.abisource.com

2. Primeiro Lançamento Público do GTK#

O trabalhador rigoroso Mike Kestner fez o primeiro lançamento oficial de seu Gtk+ para a linguagem de programação C#. De acordo com os hackers de C# com os quais eu conversei essas ligações estão realmente muito bem desenhadas e programadas. Então se você quiser experimentar a mais nova linguagem de programação a se juntar à família GNOME esta é a sua chance. Com o compilador Mono agora funcionando no Linux você pode experimentá-lo até mesmo sem windows.

http://lists.ximian.com/archives/public/gtk-sharp-list/2002-April/000048.html

http://gtk-sharp.sourceforge.net/

3. Sobre o bom desenho de Interface do Usuário em Software Livre

Houve muitas discussões sobre o que constitui uma boa Interface do Usuário nos últimos meses, Com muitos esforços relacionados ao desenho de Interface do Usuário sendo feitos na comunidade GNOME. Havoc Pennington escreveu um artigo interessante baseado em alguns alegações que foram feitas ultimamente de que bom desenho de Interface de Usuário e software livre não se encaixam. Veja o link abaixo e descubra o que Havoc tem a dizer sobre o assunto.

http://www106.pair.com/rhp/free-software-ui.html

4. Quer escrever em Devanagari?

O suporte sobrecarregado a línguas não ocidentais no GNOME 2 foi amplamente discutido como um grande passo adiante, mas como usá-lo de verdade? Archit Baweja fez um bom how-to explicando como você consegue suporte a Devanagari trabalhando com gedit2. Esse how-to provavelmente irá funcionar bem para qualquer outra linguagem na qual você tenha fontes também.

http://symonds.net/~bighead/gnome/gnome-devnag-howto/

http://symonds.net/~bighead/gnome/gnome-devnag-howto/figures/gnome-hindi.png

5. GUADEC dá um impulso ao GNOME-Office

Um dos grandes aspectos do GUADEC é o fato de que ele junta um monte de hackers GNOME trabalhando em várias aplicações e bibliotecas para algumas discussões cara a cara. Um grupo que se reuniu para conversar durante o GUADEC foi o pessoal hackeando as aplicações do GNOME Office. O resultado foi um compromisso renovado para fazer que essas aplicações se integrem mais umas com as outras como um conjunto de aplicações de verdade. Após o GUADEC a discussão continuou na lista de discussão gnome-office e código está começando a pingar no CVS. Então se você quiser se envolver com o esforço do GNOME Office é uma hora melhor do que nunca. Veja o link abaixo e leia o arquivo ou assine a lista e junte-se ao esforço.

http://mail.gnome.org/mailman/listinfo/gnome-office-list

6. Mais integração entre Java e GNOME

O bem conhecido expert em acessibilidade da Sun, Bill Haneman, começou a trabalhar num novo módulo no gnome-cvs chamado java-access-bridge. Esse módulo irá garantir que aplicações Java rodando sob GNOME irão integrar o seu suporte a acessibilidade com o do GNOME. Isso significará que usuários incapacitados irão estar aptos a usar aplicações java com a mesma facilidade com que eles usam aplicações nativas do Gnome 2.

http://cvs.gnome.org/bonsai/rview.cgi?cvsroot=/cvs/gnome&dir=java-access-bridge

7. Relatos da Segunda Conferência de Acessibilidade Linux

A conferência CSUN 2002 ocorreu no final do último mês e houve muitas palestras e apresentações sobre os diferentes desenvolvimentos em Acessibilidade em Linux e Unix. Resumos e notas dessas conferências estão agora disponíveis online. Veja o link abaixo para maiores informações e links para mais informações.

http://news.gnome.org/gnome-news/1017380627/index_html

8. Palestras sobre GStreamer e MAS feitas durante o GUADEC

O time do GStreamer teve palestras com desenvolvedores do MAS(o novo servidor de Mídia/Som do x.org). O resultado dessas palestras é que o GStreamer terá suporte para o servidor MAS muito em breve (da mesma forma que nós já fazemos para esd, jack e artsd) e que haverá provavelmente cooperação futura. Se as coisas funcionarem, o time do GStreamer provavelmente irá preferir o MAS para tornar-se o servidor de som padrão do GNOME para a versão 2.2. Links abaixo para as páginas do GStreamer e do MAS. Na nova área relacionada, GStreamer e Rhythmbox tiveram novos lançamentos recentemente.

http://www.gstreamer.net

http://mediaapplicationserver.net/

http://sourceforge.net/projects/rhythmbox

9. Porte do gtkmozembed para o gtk2 progride

Christopher Blizzard está tendo progressos em seu trabalho para portar o widget gtkmozembed (o widget de mecanismo de renderização do mozilla usado pelo Galeon entro outros) para gtk2. Ele até já enviou recentemente alguns patches com os últimos avanços para os mais aventureiros entre vocês.

http://people.redhat.com/blizzard/mozilla/gtk2_embedding/2002-04-11/

10. Lembrete do Dia do Bug

Nesta semana nós teremos também um evento de caça aos bugs em #bugs no irc.gnome.org nesta quinta entre 2PM-2AM GMT, conhecido como (9AM-9PM EST). Então se você quer um GNOME 2 livre de bugs esta é sua chance de ajudá-lo a conseguir isso.

11. IBM lança SashXB para Linux

Você sempre quis criar aplicações reais que irão rodar usando widgets nativos tanto sob Windows quanto sob GNOME usando _javascript_? Bem, então a IBM tem a solução para você. Eles fizeram agora o primeiro lançamento público de sua ferramenta SashXB que possibilita a você fazer exatamente isso. Qualquer um que tenha visto as estatísticas do CVS do GNOME provavelmente já percebeu um forte desenvolvimento que está sendo visto pelo último ano e sabe que a IBM o convida a checar o resultado então esteja certo de fazê-lo.

http://sashxb.org

12. Divulgação do art.gnome.org aproximando-se

Nossos artistas do GNOME estão trabalhando com fervor para fazer um trabalho de arte legal para o site web art.gnome.org a ser publicado em breve. O site web irá apresentar trabalho de arte que você pode usar para tornar o seu desktop GNOME ainda mais legal. Para manter você calmo enquanto os toques finais estão sendo feitos no novo site web, aqui estão duas pequenas amostras, feitas pelo bem conhecido artista blender, Petr Vlk

w2.jpg

GNOME-Ants_blue_1280x1024.jpg

13. GConf ganha seu próprio website

GConf é um dos componentes centrais do desktop e sistema de desenvolvimento GNOME 2. Para ajudar desenvolvedores a encontrar informação e aprender mais sobre esta biblioteca essencial, Havoc Pennington criou um site web do GConf para o seu prazer de navegante. Então desenvolvedores, leiam os documentos e entrem em instantes na trilha do GNOME 2.0

http://www.gnome.org/projects/gconf/

14. Tutorial Gconf e gnome-vfs

Todos vocês sabem que a CodeFactory é uma companhia sueca que paga alguns hackers para codificar para o GNOME. Vocês sabem também que duas dessas pessoas são Mikael Hallendal e Richard Hult. Mas o que você não sabe é que eles acabam de publicar um tutorial para ajudar você a usar o poder do GConf e do gnome-vfs em suas próprias aplicações GNOME. Então, se você quiser se juntar ao ranking da elite dos hackers GNOME no mundo, esteja certo de ler isto.

http://people.codefactory.se/~micke/articles/gconf-gnomevfs-intro.html

15. Michael Meeks casou-se nesta semana

Mantenedor do bonobo, at-poke e contribuidor em um monte de outras coisas legais como Nautilus, GStreamer e at-spi, Michael Meeks acaba de se casar. Congratulações ao Michael e a sua amável esposa Julia. P.S. não fique tanto tempo longe em sua lua-de-mel, nós precisamos de você de volta hackeando o GNOME :)

16. GUADEC 3 completado com sucesso

GUADEC 3 foi completado com sucesso no começo deste mês. 300 hackers de todas as partes do mundo juntaram-se em Sevilla. Palestras, encontros, discussões, sessões de cerveja foram feitas e todos passaram ótimas horas. Muitas grandes palestras e, é claro, durante uma conferência como esta as atividades nas horas posteriores são quase tão importantes quanto as sessões oficiais, por exemplo, nossos hackers irlandeses demonstraram seu grande interesse em culturas estrangeiras estudando o bar irlandês em Sevilla todas as noites :). Um monte de fotos foram tiradas e nós linkamos algumas abaixo, mas tenha cuidado com fotos de dedos dinamarqueses e bork bork. Os papers do GUADEC também estarão disponíveis em breve em guadec.org.

http://www.gnome.org/~jdub/guadec3/

http://algol.prosalg.no/~docpi/php/gallery/albums.php

http://mail.gnome.org/archives/guadec-list/2002-April/msg00106.html

http://www.gnomemeeting.org/~damien/gallery/

http://vidar.gimp.org/guad3c/

http://es.photos.yahoo.com/azugaldia

http://www.maths.tcd.ie/~gfoster/GUADEC3/index.html

17. Resumos GNOME traduzidos

Como sempre nós temos traduções dos resumos GNOME disponíveis. Estão linkados abaixo a tradução Francesa, a tradução Espanhola e a tradução Húngara. Se houver outras traduções disponíveis, por favor, permita-nos conhecê-las.

http://www.gynov.org/news/index.php4

http://es.gnome.org/actualidad/

http://cactus.rulez.org/projects/gnome/summary/

18. Atividade dos Hackers

Agradecimentos a Paul Warren por estas listas.

Módulos mais ativos:
81 evolution
70 gnome-2.0-test-specs
64 gnumeric
59 gnomemm
55 gnucash
53 sun-patches
51 gnome-games
44 gnome-panel
43 SashXB
42 galeon
39 printman
35 gnome-applets
35 gnome-xml
33 nautilus
31 yelp
31 gnome-control-center
30 gmime
30 gtk+
26 gnome-media
26 profterm
[130 módulos ativos omitidos]
Hackers mais ativos:
82 murrayc
71 hegde
67 fejj
58 baddog
49 hadess
34 rodo
33 jberkman
32 kevinv
31 andersca
31 kmaraas
30 jcorwin
29 veillard
29 shivram_u
27 mmclouglin
25 michael
25 mortenw
24 redfox
24 cwryu
24 igor
24 hallski
[141 hackers ativos omitidos]

19. Atividade da Caça aos Bugs do Gnome

Esta informação é de http://bugzilla.gnome.org, que hospeda relatos de bugs e características para a maioria dos módulos do Gnome. Se você quiser se juntar à caça aos bugs, inscreva-se na lista de discussão gnome-bugsquad.

Abertos no momento: 7185 (Na última semana: Novos: 756, Resolvidos: 933, Diferença: -177)

Módulos com maior número de bugs abertos (excluindo pedidos de melhorias):

Módulo Bugs Abertos Novos/Abertos na última semana Resolvidos na última semana Diferença
nautilus: 1071 64 146 -82
gtk+: 480 38 13 +25
gnome-core: 306 64 59 +5
gnome-applets: 270 25 21 +4
gnome-vfs: 252 3 2 +1
control-center: 204 30 33 -3
sawfish: 201 9 14 -5
galeon: 195 130 111 +19
GIMP: 190 23 6 +17
gnome-pilot: 129 8 60 -52
medusa: 125 0 0 0
gmc: 121 4 0 +4
gnome-utils: 119 8 13 -5
balsa: 107 11 3 +8
dia: 91 9 1 +8

Usuários do Bugzilla do Gnome que resolveram ou encerraram mais bugs:

Caçador de Bugs Bugs Resolvidos/Encerrados
heath@pointedstick.net: 274
yaneti@declera.com: 92
bordoley@msu.edu: 67
louie@ximian.com: 57
mark@skynet.ie: 34
daniel@veillard.com: 32
jfleck@inkstain.net: 28
charles@rebelbase.com: 23
shane.oconnor@ireland.sun.com: 22
andersca@gnu.org: 22
jody@gnome.org: 18
jacob@ximian.com: 16
kfv101@psu.edu: 16
michael@ximian.com: 14
hadess@hadess.net: 13

20. Software Novo e Atualizado

Para maiores informações sobre esses pacotes visite o mapa de Software do GNOME: http://www.gnome.org/softwaremap/latest.php

Passou-se algum tempo até hoje desde o último Resumo. Eu culpo o GUADEC e meu co-conspirador pelo fato desses sumários estarem MIA. Espero publicar os sumários mais frequentemente de novo agora que eu estou de volta pra casa na Noruega. UM monte de coisas legais aconteceram no último mês, e mais está por vir. Esteja atento para a quarta versão beta do GNOME 2 que está a caminho de um servidor próximo de você :)

Christian

gnome-summary@gnome.org


Reply to: