[doc-sys] Comentário sobre o debian-install-i386

Primeiramente gostaria de agradecer e incentivar esta iniciatiova de tradução do manual para a língua Portuguesa. Acabei de adquiri o cdrom do Debian na revista PcMaster e vou tentar instalar o Debian.
Creio que um ponto interessante que deveria ser ressaltado diz respeito ao público do Debian. Por exemplo, eu sou professor universitário e Mestrando. Já estou maluco com o Windows pois não é seguro. Ora, estou migrando para o Linux Debian por crer que é o mais seguro. Contudo, os softwares mais importantes para um professor ou estudante não são mesncionados. Por exemplo, consiguirei ter um editor de Textos? Há correção da Gramática ou Ortografia? Estas são informações cruciais para que se escolha este sistema.
Sei que não é bem o local para perguntas msa gostaria de ter estas dúvidas sanadas. Há possibilidade de que, dpendendo destas informações, se possa instalar o Debian (sem Windows no memso disco)aqui no meu departamento.

grato
Arturo Fatturi
Professor de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina