Re: debsums.1 and debsums_gen.8 pt_BR manpage translations

On Sat, Jan 11, 2003 at 11:23:56PM -0200, André Luís Lopes wrote:
> Hi,
>
> Here are another set of pt_BR manpages translations. This time it is for
> debsums package. The manpages are debsums.pt_BR.1 (original debsums.1)
> and debsums_gen.8 (original debsums.pt_BR.8).

Yes, maybe I should sleep a bit more before posting messages to any
mailing list :-)

Correcting everything : debsums.1 and debsums_gen.8 are the original
manpages. Also, I shouldn't had renamed they to debsums.pt_BR.1 and
debsums_gen.pt_BR.8 byt instead let them with their its original names.

I have just did it and changed INFOS file accordingly.

Regards,

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||
Manpage: debsums.1
Encoding: iso-8859-1
Location: man/pt_BR/man1/debsums.1
Original: debsums.1
Translator: André Luís Lopes

Manpage: debsums_gen.8
Encoding: iso-8859-1
Location: man/pt_BR/man8/debsums_gen.8
Original: debsums_gen.8
Translator: André Luís Lopes

.de Id
.ds Dt \\$4
..
.Id $Id: debsums.1,v 1.3 2002/09/09 12:37:22 bod Exp $
.TH DEBSUMS 1 \*(Dt "Comandos de Usuário" Debian
.SH NOME
debsums \- checa os MD5 sums de pacotes Debian instalados
.SH RESUMO
.B debsums
.RI [ opções ]
.RI [ pacote | deb ]
\&...
.SH DESCRIÇÃO
Verifica arquivos de pacotes Debian instalados contra listas de checksum MD5.
.SH OPÇÕES
.TP
.BR \-a ", " \-\-all
Checa também arquivos de configuração (normalmente excluídos).
.TP
.BR \-c ", " \-\-changed
Reporta a lista de arquivos modificados para stdout (implica
.BR \-s ).
.TP
.BR \-l ", " \-\-list\-missing
Lista pacotes (ou debs) que não possuem um arquivo MD5 sums.
.TP
.BR \-s ", " \-\-silent
Reporta somente erros
.TP
.BR \-m ", " \-\-md5sums =\fIarquivo
Lê a lista de checksums deb a partir de
.IR arquivo .
.TP
.BR \-r ", " \-\-root =\fIdir
Diretório raíz para checar (padrão /).
.TP
.BR \-d ", " \-\-admindir =\fIdir
diretório administrativo do dpkg (padrão /var/lib/dpkg).
.TP
.BR \-p ", " \-\-deb\-path =\fIdir\fR[:\fIdir\fR...]
Diretórios nos quais procurar por debs derivados do nome do pacote
(o padrão é o diretório atual).
.IP
Um valor útil é /var/cache/apt/archives quando usando
.B "apt\-get autoclean"
ou não limpando o cache. E o comando :
.RS
.IP
apt\-get \-\-reinstall \-d install `debsums \-l`
.RE
.IP
pode ser usado para popular o cache com quaisquer debs que já não
estejam no cache.
.TP
.BR \-g ", " \-\-generate =[ missing | all ][, keep [, nocheck ]]
Gera MD5 sums a partir do conteúdo de deb. Caso o argumento seja um
nome de pacote ao invés de um arquivo deb, o programa irá procurar por
um deb de nome
.IR pacote _ versão _ arquitetura .deb
nos diretórios informados pela opção
.B \-p
.RS
.TP
.B missing
Gera MD5 sums a partir de deb para pacotes que não fornecem um.
.TP
.B all
Ignore o sum no disco e usa aquele fornecido no deb ou gera a partir
do mesmo caso nenhum exista.
.TP
.B keep
Grava os sums extraídos/gerados em
.RI /var/lib/dpkg/info/ pacote .md5sums.
.TP
.B nocheck
Implica
.BR keep ;
os sums extraídos/gerados não são checados contra o pacote instalado.
.RE
.IP
Para compatibilidade anterior, o opção curta
.B \-g
é equivalente para a
.BR \-\-generate=missing .
.LP
.B \-\-help
.PD 0
.TP
.B \-\-version
.PD
Imprime a ajuda e informação de versão.
.SH EXEMPLOS
.TP
debsums foo bar
Checa os sums para os pacotes instalados
.B foo
.BR bar .
.TP
debsums foo.deb bar.deb
Como acima, usano checksums a partir (ou gerado dos) arquivos.
.TP
debsums \-l
Lista pacotes instalados sem checksums.
.TP
debsums \-ca
Lista arquivos de pacotes modificados a partir de todos os pacotes
instalados com checksums.
.TP
debsums \-cagp /var/cache/apt/archives
Como acima, usando sums dos deb em cache quando disponíveis.
.LP
.PD 0
.nf
DPkg::Post\-Invoke {
.br
    "debsums \-\-generate=nocheck \-sp /var/cache/apt/archives";
.br
};
.IP
.fi
.PD
fragmento de /etc/apt/apt.conf para gerar checksums que faltam após
um upgrade/instalação.
.SH AMBIENTE
.TP
.B TMPDIR
Diretório para extrair informação e conteúdo de arquivos de pacotes
(/tmp por padrão).
.SH PROBELMAS
Enquanto em geral o programa pode ser executado como um usuário normal,
alguns pacotes contém arquivos que não são legíveis globalmente e
portanto não podem ser checados. Privilégios são claro também requeridos
quando gerando sums com a opção
.B keep
definida.
.PP
Arquivos que foram substituídos por outro pacote podem ser erroneamente
reportados como modificados.
.PP
.B debsums
é de uso limitado como uma ferramento de segurança a menos que o
programa e toda a infraestrutura requerida (dpkg, perl, Digest::MD5,
etc.) sejam executados a partir de uma mídia segura (como um CD de
recuperação inicializável, consulte a opção \-\-root) e os checksums
sejam obtidos a partir de debs (\-\-generate-all) que estejam nessa
mídia ou validados usando a opção \-\-md5sums.
.SH AUTOR
Escrito por Brendan O'Dea <bod@debian.org>.
.br
Baseado em um programa escrito por
Christoph Lameter <clameter@debian.org> e Petr Cech <cech@debian.org>.
.SH COPYRIGHT
Copyright \(co 2002  Brendan O'Dea <bod@debian.org>
.br
Isto é software livre, licenciado sob o stermos da Licença Pública Geral
GNU. NÃO existem garantias; nem mesmo para MARCANTABILIDADE ou APLICAÇÃO
A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO.
.SH TRADUÇÃO
Esta página de manual foi traduzida para Português do Brazil por
André Luís Lopes <andrelop@ig.com.br>.

.TH DEBSUMS 8 "Utilitários Debian" "DEBIAN" \" -*- nroff -*-
.SH NAME
debsums_gen \- Gera /var/lib/dpkg/info/*.md5sums para pacotes sem os mesmos
.SH RESUMO
.B debsums_gen
.RB [ \-l ]
.RB [[ -f ]
.I pacote
.RI [ pacote
\&...]]
.SH DESCRIÇÃO
.B debsums_gen
irá procurar por pacote que não instalaram um arquivo
.B md5sums
Irá então gerar estes checksums a partir dos arquivos instalados.
.PP
.PP
Obsoleto: este programa pode ser removido em uma versão posterior\(emconsulte
a opção do debsums
.B \-\-generate
.PP
Note que isso não é opcional. Será melhor se os md5sums forem gerados quando
o mantenedor constroí o pacote. No momento que o administrador do sistema
lembrar de executar esta ferramenta algo já pode ter acontecido aos
arquivos no pacote. É recomendado executar esta ferramento o quanto antes
logo após uma atualização ou instalação de pacote para manter um conjunto
completo de checksums para todos os arquivos instalados.

Quando executado sem opções,
.B debsums
irá checar todos os pacotes instalados procurando uma lista de
.B md5sums
Caso nenhuma esteja presente, uma será gerada para o mesmo a partir da
lista de arquivos existentes em
.B /var/lib/dpkg/info.
Você pode também especificar nome(s) pacote(s) na linha de comando para
gerar somente aqueles estes md5sums. A opção -f irá forçar a sobreescrita
do arquivo md5sums atual para os pacote(s) listado(s).
.SH OPÇÕES
.TP
.B -l
Lista pacotes que não possuem um arquivo md5sums já gerado.
.TP
.B -f
Força a sobreescrita do arquivo md5sums atual quando especificando
pacotes na linha de comando.
.PP
.B debsums_gen
precis ser invocado como superusuário.
.SH AUTOR
Christoph Lameter <clameter@debian.org>
.SH TRADUÇÃO
Esta página de manual foi traduzida para Português do Brasil por
André Luís Lopes <andrelop@ig.com.br>.