Contribuição - Iniciante

Bom dia a todos!

Recentemente me inscrevi nas listas do Debian para acompanhar as discussões relacionadas ao desenvolvimento do sistema. Meu objetivo era realmente esse: ter noção de como as coisas acontecem para, de alguma forma, poder ajudar.

O que ocorre é que não sou profissional da área de desenvolvimento de software, mas tenho algum conhecimento em relação a programação orientada a objetos, mais especificamente em Java.

Os FAQs e tutoriais existem aos montes na internet, mas nenhum soluciona uma dúvida minha: com o meu conhecimento (ainda não tão avançado, mas com muita disposição para estudo), aonde poderia estar ajudando?

Pergunto isto, pois, acredito que exista algum tipo de necessidade relacionada a softwares com linguagem Java aonde posso, em princípio, fazer uma espécie de laboratório antes de começar a contribuir definitivamente, isto é, discutir e enviar códigos.

E não me entendam mal: quando digo "laboratório" me refiro a um bom tempo apenas "seguindo" as listas e buscando soluções em testes locais, até que tenha base para poder contribuir.

Peço a compreensão de quem já tem experiência na área. Mas poder exercitar e estender meu conhecimento e ainda contribuir com o Debian (sistema que uso há vários anos) seria de muita valia.

Por gentileza, se alguém puder realmente me orientar, ficaria muito grato.

Abraço!

Felipe