Re: migração das listas dos grupos brasileiros

On 29-03-2012 09:58, Eder L. Marques wrote:
> [...]

[...]

[...]

> Você poderia pensar em um meio de disponibilizar o backup da debian-ce e debian-br? Concordo que talvez seja melhor começar a nova lista com um histórico
> limpo, mas gostaríamos de alguma maneira deixar tal histórico acessível.

Como eu disse o backup existe (ou existia) mas ele não está
comigo, eu nunca tive acesso às máquinas do CIPSGA. Foi a
equipe do CIPSGA que indicou que existia um backup que não
estava atualizado.

Sinceramente, correr atrás desse backup é desperdiçar
energia preciosa. Se quando foi feita a oferta de migração
mais pessoas tivessem apoiado ao invés de "incendiado", as
listas teriam sido migradas de forma tranquila.

Agora é aprender com o erro e aproveitar pra recomeçar.

> +1. Para que isso aconteça, é preciso incentivar a participação das pessoas, e para os que já participam, melhorar a interação/comunicação.

Para que algo aconteça basta que cada um faça, sem muita
complicação. A organização surge naturalmente, foi assim
na l10n-portuguese e em geral é assim no Debian.

A reunião do IRC tem que ser uma consequência da demanda
e não o ponto de partida.

>>> Concordo. Não tenho ciência de que houve alguma consulta/alinhamento com os guds regionais para essa mudança.

> Sim, eu sei que estão fora do ar. O terceiro fez o que precisava ser feito. O que quero dizer é que precisamos repensar melhor como o projeto debianbrasil
> está estruturado, sem depender diretamente de duas ou três pessoas para tudo, que não vivem exclusivamente para o Debian e que por isso nem sempre estarão
> disponíveis o tempo todo.

O que precisamos é parar de usar a desculpa acima.

O Debian Brasil era um grupo de tradução e todas as
tentativas de transformar ele em algo mais falharam
mais cedo ou mais tarde.

Temos todos interesses bem diferentes, é vital ter
redundância para os serviços e recursos, mas nesse
momento eu não vejo que lugar exista os gargalos
que você menciona acima.

> Que ótimo então. Que continuemos nesta linha. Já que as listas iniciarão com o histórico limpo, podemos iniciar também uma nova fase do Debian Brasil.

Precisamos parar com o lance do "Brasil é o país do futuro".

A nova fase do Debian Brasil foi a fase onde perdeu-se as
listas, quase não tivemos presença em eventos e as pessoas
se preocupavam mais com quem fazia do o que estava sendo
feito.

Agora, se pudermos deixar as diferenças de lado e focar no
que precisa ser feito e não em planos mirabolantes sobre
como fazer o que precisa ser feito, talvez as coisas andem
melhor.

A propósito, eu gostaria que o bicicletário fosse verde.

> Sem problemas, podemos fazer dessa forma.

Da última vez que vi, continuávamos sem poder mudar o tópico
e sem outros catalysts pra ajudar com permissões e privilégios.

> Uma única reunião talvez não nos ajudasse, mas um modelo com maior interatividade sim. Vejamos o que acontece após a criação e utilização das listas. A
> medida que coisas precisarem serem feitas, podemos ir acompanhando/planejando/ajudando através das próprias listas e canal.

Acompanhar, conversar, ver o que é preciso me parece um ótimo
plano.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org>