%if no sistema de empacotamento debian

Ae pessoal,

Há alguma forma de fazer uma geração de pacotes condicionais? Algo como o %if / %endif do SPEC para o rpm?

A necessidade é a seguinte, imagine que eu tenha em um control mais de um package declarado. Mas alguns desses packages só serão gerados caso o host de build tiver alguns requisitos. Isso pq tenho vários hosts que fazem build do mesmo pacote e, em alguns casos, dependendo do host/plataforma, alguns .deb são gerados e outros não.

Eu pensei em gerar um control.in e criar umas macros para isso, mas não achei a solução tão elegante. Alguém conhece uma outra forma?

abraços, global