Bug de boot

Vale lembrar que não é apenas o Debian que não inicia automaticamente por causa de bug no boot, o Ubuntu e o Linux Kurumin NG também. Alguns notebooks da Intelbras e HP tem o mesmo problema de incompatibilidade em relação ao Linux.

Eu tenho um notebook da Intelbras modelo i21. Toda vez que eu iniciava o Debian 5..0 Lenny aparecia a seguinte mensagem:

PCI:acpi interrupt

Percebi para que esse erro fosse ignorado, teria que editar o sistema apertando "e" na linha Kernel, abaixo da linha root (hd 0,0), digitando o seguinte comando:

noapic=off acpi=off nozh=off

Depois eu saía da tela do kernel que estava em cima de root(0,0) e apertava "b" para iniciar o sistema. Desta forma o Debian iniciava sem mensagem de erro e interrupção.

Para solucionar esse problema de iniciar o Linux em notebooks, tive que configurar o menu.lst encontrado em /boot/grub/menu.lst. Utilizei o kedit como editor de texto. O notebook da Acer aceitou todos os Linux que instalei, iniciando assim o boot automaticamente.

Quero deixar bem claro que essa dica é um alerta para quem deseja colocar Linux em notebooks da Intelbras ou HP. Eu comprei um notebook da Intelbras e o Ubuntu não aceita resolução de 1024x768 e efeito da área de trabalho por causa da placa de vídeo compartilhada da SiS (Silicon Integrated System).

Vocês podem fazer um kernel que aceite o SiS(Silicon Integrated System)?

Aguardo resposta.