Re: Trecho da entrevista de Stallman

Em Sex, 2005-04-01 às 00:48 -0300, Felipe Augusto van de Wiel (faw)
escreveu:
> 	Certo, o Debian está trabalhando pra diminuir isso,
> e hoje o Ubuntu consegue fazer releases a cada 6 meses por
> suportar um número menos de pacotes e arquiteturas, uma
> idéia próxima aos CDDs.

É uma forma de ver a coisa. Eu não acho que seja por suportar menos
pacotes ou menos arquiteturas. Isso influi, mas influi pouco IMO. É
simplesmente que algumas políticas de release e o foco deles são
diferentes. O processo deles tem se demonstrado mais eficiente de
maneira geral. Não necessariamente de qualidade igual ou superior ao do
Debian.

Não vejo onde isso se aproxima da idéia das CDD's, no entanto; as CDD's
deveriam ser especializações do Debian. Isso pode significar suportar
menos pacotes e/ou arquiteturas, mas não necessariamente.

> 	Quero acreditar que as várias arquiteturas não vão
> deixar de ser suportadas. Quero poder ajudar a lançar o
> etch com 15+ arquiteturas. E acredito que seja possível
> fazer isso em um ano e meio dois. :o))

Tudo depende de elas cumprirem as novas exigências. Eu achei muito
interessante o plano Vancouver porque nossas expectativas de qualidade
são muito altas com relação ao resultado final mas não são muito fortes
com relação ao trabalho do dia-a-dia. O que esses critérios trazem, na
minha opinião, é justamente essa expectativa de trabalho do dia-a-dia
bem feito, em adição à expectativa do resultado.

> 	É possível, só precisamos acreditar (e colocar a
> mão na massa pra fazer acontecer).

Colocar a mão na massa, como sempre, é o mais importante.

  kov@debian.org: Gustavo Noronha <http://couve.no-ip.org/~kov/>
 Debian: <http://www.debian.org/>  *  <http://www.debian-br.org/>