O fim das acusações feitas aos DD´s ontem na lista! (por minha parte)

Olá pessoal da lista!

Venho através deste esclarecer minhas *acusações* com relação aos Debian
Developer´s, e farei isso respondendo algumas perguntas que me foram
feitas após as acusações:

Tudo começou devido à uma terrível assinatura COPYRIGHT.

Quero esclarecer, que à algum tempo não participava desta lista e que
havia esquecido que o sistema de onde enviei o mail colocava no final a
assinatura AUTOMATICAMENTE. Entendam, não foi proposital, o sistema faz
isso e, nem tenho domínio sobre isso!

Acato a sugestão de usar um webmail da próxima vez!!!

1) Eu disse que os DD formaram uma espécie de clã fechado no qual não
admitem novos colaboradores e futuros DD´s.

R. Quando quiz dizer isso, foi em função a uma resposta dada pelo amigo
kov ao Tiago que estava se pré-dispondo a ajudar no projeto mas que disse
que era novato. O kov respondeu de uma forma que considero DURA quando se
referiu a este como NOVATO. Acredito que ele não tenha tido esta intenção
mas me pareceu algo pejorativo. Perdoe-me kov se estiver interpretado de
forma errada.

2) Relatei meu interesse em ajudar no *Debian manpages-br team* proposto
pelo kov, e falei que seria legal dividir as responsabilidades.

R. Quando finalmente, consegui um tempo disponível para ajudar no projeto
Debian, o qual *defendo com unhas e dentes e não troco por outro jamais*,
mencionei que gostaria de ajudar de uma forma mais intensa e não fui bem
interpretado. Quiz dizer que precisávamos pegar os interessados no laço,
pois, concordando com o kov, muitas pessoas querem apenas *aparecer*
colocando seu nome nos doc´s e page´s do projeto. Muitos brasileiros FALAM
muito mas na hora de FAZER somem, deixando na maioria das vezes os
serviços pesados para od DD´s, que na verdade são os grandes responsáveis
pelo Debian-BR e toda a comunicação/desempenho desta distro aqui em nosso
país. Mais uma vez, reconheço que o kov tem razão mas gostaria de dizer
que quando propus a formação/delegação de responsabilidades foi exatamente
uma tentativa de coordenar melhor os trabalhos (isso serve como resposta
também ao amigo macan), não que os DD´s não levassem o trabalho à sério, e
ainda, em momento algum duvidei da responsabilidade que ambos tem com o
projeto, contudo, em hipótese alguma quiz começar uma GUERRA sobre este
tópico, principalmente entre os DD´s.

3) Disse também sobre os DD´s (lembrando-se que não falei sobre todos) que
eles pareciam FILHINHOS DE PAPAI.

R. Infelizmente desabafei! Não quiz julgar ninguém, admito foi um erro!
Eu, diferente de muitas pessoas, tive uma infância difícil pois perdi meu
grande amigo (PAI) aos 14 anos e hoje com 34 tenho minha família formada,
tenho minha profissão e tudo que faço na vida é com muita dedicação,
esforço e acima de tudo, dignidade. Quero que me perdõem pela imaturidade
demonstrada nesta resposta.

4) Disse ainda que o kov não tinha EDUCAÇÃO, devido as respostas DURAS que
ele me deu na lista.

R. Continuo achando suas respostas DURAS, acho que não merecia isso pois,
como ele mesmo mostra "Desafiando-me" a dizer o que eu já fiz para o
Debian e pelo o Debian em público não considero legal. O que tenho a dizer
é que perto dele, fiz praticamente nada, mas esclareço que sou do tipo
3-2-1, ou seja, existem três tipos de pessoas na comunidade do Software
Livre (SL), que são:

- 1a = As que FAZEM SL;
- 2a = As que USAM SL;
- 3a = As que DIVULGAM SL;

Assim sendo, quero deixar bem claro que apesar de:

- contribuir *muito* para o http://rautu.cipsga.org.br;
- realizar algumas (poucas traduções) de wml´s;
- fazer a página referente a tradução dos templates do debconf juntamente
com o andrelop;
- realizar o I Encontro de SL de Santa Bárbara d´Oeste;
- ter uma empresa que só trabalha com SL (estou começando, saindo do meu
home office agora);
- ser o consultor e entidade responsável pela migração do parque
informático da Prefeitura de Santa bárbara d´Oeste (cidade com 180 mil
habitantes) rede com mais de 100 PC´s e Três grandes Servidores para o SL,
em especial para a distro Debian-BR-CDD nos desktop´s;
- ter sido convidado para realizar palestras na região como UNISAL,
Universidades Salesianas de Americana, CIESP de Piracicaba, entre outros,
onde falei e defendi muito o Debian;

Ainda assim, Louvo o trabalho dos DD´s, onde podem ser vistos com elogios
em todas minhas apresentações sobre o debian.

E para terminar, gostaria de dizer e deixar muito claro que em momento
algum desejei afastar novos colaboradores para o Debian. Gostaria que
todos não levassem isso para o lado pessoal e que ajudassem sim o Debian
de forma legal, ou seja, nos horários livres, se cada um se dedicar um
pouquinho, em instantes teremos nosso sistema favorito numa condição
invejável perante o resto do mundo. Nosso governo tem dado grande apoio, a
hora é essa.

Contudo kov, eu, mais do que ninguém, sei que vc defende a *democracia*
(haja visto o processo de reestruturação do www.debian-br.org para um
wiki), o qual, inicialmente fui contra! Achei que ia virar uma BAGUNÇA e,
mais uma vez fui surpreendido.

Como disse, não sou DONO da palavra, não sei TUDO, serei um eterno aprendiz!

Porém, me disponho a Colaborar de forma significativa, desta vez
apresentando um trabalho sobre Empacotamentos Debian na III Oficina Debian
Paulista do GUD-SP. O qual, após uma sugestão do amigo macan, enviei minha
segunda proposta de trabalho que foi *escolhida* pela comissão julgadora
me fazendo muito feliz em poder colaborar!

Espero poder mostrar minha sinceridade para com o projeto neste evento e
ainda, pelo resto da minha vida, já que escolhi esta como sendo minha
filosofia de vida *LIBERDADE*

Obrigado ao otavio, que sempre me ajudou, SPONSOROU-ME nos momentos que
solicitei ajuda de forma muito lúcida de eficaz. Otavio, você é especial
amigo!

Pessoal, perdoem-se pelas colocações (chamadas de acusações), em momento
algum desejei iniciar uma discussão tão BOBA como a que ocorreu ontem na
lista.

Perdoem-me por ter feito muitas pessoas presenciarem o ocorrido também.

Em especial ao amigo Fatalerror que mais uma vez demonstrou grande
sabedoria nas respostas e que segundo o próprio kov, conhece o Debian
melhor do que ele. Saiba que considero-o como um grande amigo.

Mas gostaria de vê-los todos na III Oficina para conhecerem-me melhor e
ver que não passo de um kra simples, que possui grande interesse em ajudar
minha comunidade e a comunidade do SL de um modo geral. E acima de tudo,
contar com o apoio e discrição dos DD´s mais uma vez.

Sds,

--

  .''`.  Rodrigo Tadeu Claro (rlinux)
 : :'  : Debian-BR - irc.freenode.net - #debian-br