Re: Pacote para auto-configura

Em Fri, 5 Apr 2002 08:25:30 -0300, Eduardo Marcel Maçan <macan@colband.com.br>
escreveu:

> Sim, mas não creio que ao ponto de se fazer um pacote para pt_BR e outro
> pra pt_PT . Aliás... pensando bem, para as línguas neolatinas mudaria muito
> pouco o que nosso pacote precisaria fazer.
sim, o negócio é perguntar qual você quer usar e sair usando ifs nos scripts =D

> O único problema com este pacote é que durante uma instalação por exemplo,
> ele deveria ser executado somente após a configuração do X , não adiantaria
> nada executá-lo, instalar o X depois e ficar com o sistema "meio pronto" para
> o que se pretende... acredito no entanto que com checagens simples , debconf
> e o bom dpkg --reconfigure isso poderia ser facilmente sanado.

Sim... minha idéia é a seguinte... podemos fazer desse pacote um gerente dessa
configuração... um gerente mesmo:

Um script init pra ser executado no boot e conferir as configurações, um cronjob
mensal, ou o que for e um script pra ser executado pelo apt depois do dpkg
sempre (dselect e outros frontends tirariam proveito disso) como faz o
localepurge

Bom... eu já até pensei em fazer esse negócio em C, mas seria overkill, perl
seria uma boa opção, mas sou negação, python seria bem simples para mim,
mas python não é padrão numa instalação Debian mínima... eu comecei a brincar
com shell:

[kov]@[couve] $ cat /home/kov/debian/intl/gen-locales.sh
#!/bin/sh

PAIS="Brasil"
#LG=/etc/locale.gen
LG=/tmp/a

function adicionar
{
    if [ $PAIS = "Brasil" ]; then
        LOCALE_NAME="pt_BR ISO-8859-1"
    fi

    test -f $LG &&
    cat $LG | tail -n 1 | tr -d '\n' >> ${LG}.new
    echo -e "\n$LOCALE_NAME" >> ${LG}.new
    mv ${LG} ${LG}.old
    mv ${LG}.new ${LG}
}

if [ $PAIS = "Brasil" ]; then

    if ! test -f $LG; then
        adicionar

    elif ! grep -q '^pt_BR' $LG; then
        adicionar

    fi

fi

Parece funcionar a contento... eu tinha pensado em redefinir automaticamente
a configuração registrada no debconf, mas ficaria muito complexo e muito
propenso a falhas, caso eu fosse lidar com as diversas possibilidades[1].

O que vocês acham? Amanhã eu devo viajar para Porto Alegre para cumprir umas
tarefas por lá, mas vou ter acesso limitado a um computador de onde vou
manter meus pacotes, etc, não se assustem se eu sumir por uns dias =P.

[]s!

[1]: locale.gen configurado manualmente, pelas perguntas debconf do pacote
'locales' ou pelas perguntas debconf do pacote 'localeconf'

Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>