Re: empacotando bp e sixpack, parte 1

Oi!

On 25 Apr 2002 22:20:34 +0000 marciotex.l1@pro.via-rs.com.br wrote:
> 1) bp tem esta licença
>
> This is bp, a Perl Bibliography Package, by Dana Jacobsen (dana@acm.org).
>
> # The bp package is written by Dana Jacobsen (dana@acm.org).
> # Copyright 1992-1996 by Dana Jacobsen.
> #
> # Permission is given to use and distribute this package without charge.
> # The author will not be liable for any damage caused by the package, nor
> # are any warranties implied.
>
> Está de acordo com as DFSG? Já li, me parece que sim. Gostaria da
> opinião de vocês.

Como diria o Stallman sobre a Artistic License do perl (vide www.gnu.org) isto é muito vago para ser chamado de "licença" ele não estabeleceu os
devidos limites para o "use". Obviamente que sendo perl interpretado dá
quase para admitir a disponibilidade do fonte, mas há maneiras de se fazer
um binário a partir deste programa (usando um truque sujo com coredump)
eu poderia vender esse binário sem entregar os fontes? Se você planeja
incluir esse pacote no Debian seria interessante entrar em contato com o
autor e trabalhar com ele a possibilidade de usar uma licença mais completa que se alinhe com seus desejos, como a BSD ou a Artistic
License, que são licenças já aceitas como DFSG-free, e melhor ainda,
compatíveis com a GPL.

> 2) bp tem 6 programas perl, todos "require" a biblioteca/pacote bp.pl;
> esta, por sua vez, "require" uma porção de outras bibliotecas/pacotes
> bp-*.pl; pergunta:
>
> Uma biblioteca/pacote perl é "architecture-independent" no sentido em que FHS emprega este termo (sentido que não compreendo, por isto pergunto)?

	Essas bibliotecas perl são todas escritas em perl? Algumas bibliotecas, por exemplo aquelas que interfaceiam perl com bibliotecas
binárias (perl-gtk por exemplo) compilam módulos em C, o que tornaria
o seu pacote dependente de arquitetura. Se for 100% perl pode assumir
arch = all

> Onde instalo estas libs?

	Sob a árvore de libs perl, certamente. :) dê uma olhada em
@INC para ter uma idéia. Mas se não me engano, o lugar certo é sob
/usr/share/perl5/ se for realmente independente de arquitetura/versão de perl

--
Eduardo Marcel Maçan 		Gerente de Redes / Network Manager
macan@colband.com.br		Colégio Bandeirantes