RE: LDP-BR

Kov, Maçan e outros...

Estava coordenando a tradução do pacote de páginas de manual (mantidas
pela Linux-Doc) até final do ano passado, coordenação que resultou da
tradução completa do pacote que tem cerca de 700 páginas para serem
efetivamente traduzidas. Grande parte do esforço de tradução se deu ao
meu próprio empenho (como pode ser verificado nos finais das msg).

Isto não é mérito meu... é um sinal da falta de colaboração por parte
da comunidade brasileira, tenho visto os arquivos de i18n do
KDE-3.0... uma vergonha. No alemão 2mb no brasileiro menos de 1mb...

Como estava coordenando recebi muitas críticas, as vezes pessoais, as
vezes construtivas do relacionamento (que até agora não entendi) entre
minha pessoa, Cnc e LDP-BR, o qual fiz questão de combater... olhar no
histórico da LDP-BR. Mesmo por que não havia, não há e nunca houve tal
relacionamento.

Mesmo assim pedi a mudança do projeto para um servidor Open Source e
tomei a iniciativa de abrir uma conta na código aberto, que nunca foi
usada, por sinal.

A comunidade na época, e com grande participação do Godoy, achou que
era besteira da minha parte querer um disvinculamento da Cnc...

Também por este motivo resolvi deixar o barco rolar semigo dentro :-)
Mas o tempo deu razão ao que era óbvio ("Só as sábios percebem o que é
óbvio", Nelson Rodrigues).

Vejo que o Godoy teve a felicidade de notar que estava sendo um
entrave para o projeto e tenta passa a bola prá frente (vai ver que
andou relendo a Catedral e o Bazar recentemente)...

Mas devo apontar que o Godoy, ao menos, tem razão ao repreender o Kov
pela sua atitude. Durante minha coordenação recebi algumas críticas do
pessoal da debian por boatos que não sei se rolaram na lista ou em
PVT... mas que chegaram até mim.

Enfim quero deixar claro que:

1. Lobo Solitário (EU, André Luiz Fassone) não faço parte do staff da
LDP-BR
2. Sou contra toda e qualquer boataria que mine os esforços da
comunidade brasileira
3. Sou contra os lideres de projeto que não tem competência emocional
e intelectual para notar quando o barco faz água e um novo comandante
é necessário...

Se alguém achar por bem repassar esta msg para a LDP-BR e as Debian
User e Debian Devel, eu agradeço...

Muito obrigado

André Luiz Fassone

[ Antes de mais nada, esse não é um e-mail escrito com calma. A razão
  é explicada no decorrer do mesmo. ]

Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> writes:

> Eu estou procurando pelos howtos e manpages em português feitos pelo
> LDP-BR... procurei o endereço antigo: http://ldp-br.conectiva.com.br
> e alguns amigos indicaram http://ldp-br.linuxdoc.org, mas os dois
> levam à página de publicações da conectiva.

Isso é um erro no DNS da LDP.

Ele "endoidou". O motivo para a LDP mudar de linuxdoc para tldp é
justamente esse.

Já solicitei que o pessoal da Conectiva apontasse o servidor para o
novo endereço que nos foi designado (br.tldp.org), como pode ser
comprovado na lista LDP-BR
(http://listas.conectiva.com.br/listas/ldp-br). Há um problema no
fator "recursos humanos": o ser humano não reage instantaneamente a um
"comando" (pedido ou solicitação), demorando para ler seu e-mail,
demorando para notar a gravidade do problema e demorando para realizar
a tarefa solicitada.

Infelizmente, o problema se agravou hoje. Como poderias comprovar se
assinasses outras listas na LDP (não a LDP-BR). Podes verificar
históricos delas. Comece vendo a lista lampdas@en.tldp.org. Não terás
acesso à lista do staff da LDP, provavelmente.

> Eu entendo que isso é uma ótima maneira de fazer marketing, mas há
> trabalho que foi feito por caras do Brasil todo envolvido nisso
> e eu e outros desenvolvedor Debian gostaríamos de poder colocar
> links para o site do LDP-BR no site do Debian e de atualizar os
> pacotes de manpages e howtos em português da nossa distribuição.

Acho que antes de tirar conclusões apressadas, poderias ter consultado
os responsáveis.

Como não tenho acesso a todas as listas que você enviou, peço que
repasses esta mensagem para elas, na íntegra. Assino-a digitalmente
para que isso seja comprovado pelos assinantes das mesmas.

Aproveitei e adicionei a LDP-BR nos destinatários desta. Peço que se
algum dos membros da LDP-BR tem acesso às listas, que faça o forward
dessa mensagem na íntegra.

> Eu entendo o valor que a Conectiva teve no LDP-BR, agradeço a
> ela por isso, mas o que eu quero é o trabalho da comunidade
> LDP-BR, não as publicações da empresa. Estou muito confuso, alguém
> pode esclarescer isso?

Você poderia ter perguntado para mim, responsável pelo projeto sem
incluir nenhuma outra lista nos destinatários de tua mensagem. Isso é
uma atitude de agressão gratuita e anti-ética.

> Vi um email falando que possivelmente o LDP-BR seria movido para
> o SourceForge, e sim, tem um projeto lá... mas essa situação me
> deixa muito incomodado... eu não colocaria 1 sgml sequer no
> SourceForge depois das novas políticas quase-non-frees deles
> e acho que isso devia ser discutido com os tradutores... não
> vou entrar nessa discussão porque meu negócio atualmente tem sido
> criar, não traduzir... mas fica a dica

Você deveria assinar a lista da LDP-BR antes de espalhar falsas
acusações e tomar conclusões baseadas em boato.

A idéia de ir para o SourceForge correu há meses atrás. De lá para cá,
muita água passou por debaixo da ponte. Novamente, eu seria a pessoa
que você poderia contactar.

Recebi hoje um e-mail do Maçan há pouco, estava para respondê-lo
quando recebo tua mensagem.

> Ainda, o problema com o redirecionamento dos endereços
> "oficiais" do LDP-BR me deixam muito incomodado.

Consulte, então, os responsáveis pela LDP-BR. Se não sabes quem são,
questionasse-nos antes de adicionar listas de discussão como teus
destinatários.

A adição destas gera atritos e boatos que não são necessários e são
até prejudiciais para a evolução do projeto.

A comunidade deve unir-se e não minar projetos que têm sobrevivido há
anos e que pela sua própria natureza apresentam uma baixa colaboração
dos demais.

Se não sabias da mudança de endereços, isso significa que há muito não
acessas a página, que há muito não contribuis com o mesmo. Seria de
grande valia que fizesseis maiores contribuições com o projeto antes
de disseminar acusações de que se trata de marketing gratuito por
parte da Conectiva. Tais acusações geram falsas percepções do que
ocorre.

A única coisa que é fornecida pela Conectiva é banda e máquina. A
única coisa que é usada pela Conectiva é a mesma que é disponibilizada
para todas as distribuições: o conteúdo do site. Ela não tem acesso a
nada que a SuSE, Debian, Mandrake ou qualquer outra distribuição Linux
não tenha. Ela não é privilegiada com informações ou dados antes das
outras.

> Talvez esse email esteja sendo para a pessoa errada, Lobo
> Solitário, Godoy, e se esse for o caso por favor me digam a
> quem eu devo perguntar sobre os endereços que se redirecionam
> para a página de publicações da conectiva.

O endereço para problemas administrativos e de infra-estrutura da
LDP-BR é o meu. Eu sou o responsável pela coordenação do projeto, até
que outro membro da LDP-BR assuma-o. Até o presente momento, esta ação
não foi solicitada e nem contestada.

Gostaria que todos, antes de saírem fazendo falsas acusações,
contactassem as pessoas responsáveis pelos projetos. Isso é ter
espírito de comunidade.

Sds,
- --
Godoy. <godoy@conectiva.com>

Escritório de Projetos		-- 	  Conectiva S.A.
Projects Office			--	  Conectiva Inc.

---
Incoming mail is certified Virus Free.

---