Iniciando com o DEBIAN-Linux

Olá, Meu nome é Thiago Rodrigues, tenho 21 anos e escrevo de Cuiabá MT,

Esses dias atrás percebi que meu computador estava ficando lerdo "novamente", ví que estava chegando a data de formatar novamente o velho e monstruoso WINDOWS (atualmente eu uso o ME), no entanto percebi que tenho 2(dois) Hds, entao pensei, por que não instalar LINUX em um desses para um possível futura imigração completa?. Resolvi que iria fazer isto. Após muito pesquisar a NET descobri uma HP http://macan.colband.com.br/focalinux/, que me incentivou a instalar realmente o LINUX, usando o help da FOCA (site referido) decidi por optar pela distribuidora de vocês e aqui eu estou fazendo minhas perguntas e contando minha história!! Pesquisei nas HPs e não encontrei de forma específica um DOWNLOAD do Linux, menos ainda um manual que explicasse em sua instalação, possuo uma revista que possue um RED HAT antigo, mas nunca me atrevi de insta-lo. Sempre condicionei o uso do Linux à um fracasso do Windows, minhas perguntas são as seguintes:

1-Posso usar o Linux em um HD (onde por precaução eu retiraria seu conteúdo) e usar o Windows no outro? Como funcionaria minha inicialização? Em qual HD deveria ser instalado, no primário ou Secundário (prefiro no primário pois é menor 8gb e tem menos coisas importantes).

2-Se possível me falar onde encontrar pra baixar o Linux, pode ser em FTP mas necessito saber quais arquivos baixar, todos? Alguns?

3-Onde encontro um Manual de instalação para me perder nas etapas? É necessário uma compatibilidade de Hardware? Pois por ex. eu possui um Processador Athlon 1gb, na placa ASUS A7Via133 - Apollo KT133 A Chipset.

Apenas reportando, que a seccao de documentos de ajuda está inacessivel (forbidden).

Chegou o novo MSN Explorer. Instale já. É gratuito! http://explorer.msn.com.br