Executar Script de setup no boot do linux

Pessoal, boa noite!

Estou customizando um linux para executar em um projeto de hardware, estou desenvolvendo um script de setup onde configuro hostname, rede dentre outro, gostaria de executa-lo apenas 1 vez no primeiro boot, alguém já fez algo parecido e pode me dar alguma dica de como fazer?

Alguém conhece alguma forma de incluir a logomarca da mima empresa no boot do linux?

Att.

__
Leandro Moreira
Network Administrator
LPIC1 - Linux Professional Institute Certified
e-mail/msn: leandro@leandromoreira.eti.br
Tel.: + 55(32) 9906-5713