Re: Montar hd's externos diferentes no fstab

Também recomendo o uso de UUID, pois é bem mais garantido que os seus discos vão montar corretamente, pois esse número é único para qualquer dispositivo. Você consegue descobrir qual é o UUID de cada HD usando o comando blkid. Aí é só adicionar no /etc/fstab:

UUID=fb786afd-5673-41d5-b343-62d29a34gy67 /hd1 ext4 defaults 0 0
UUID=fb786afd-5673-43r5-b563-62d29a11c654 /hd2 ext4 defaults 0 0

O ponto de montagem pode ser o que você quiser, sem precisar aplicar label.