ATI no Debian

Bom dia,

Sempre utilizei Debian com placas Intel Onboard. Porém, estou pretendendo comprar uma placa de vídeo para o desktop, e fiquei na dúvida entre ATI e Nvidia.

Me parece que a ATI leva vantagem no preço e na qualidade das placas (reduz consumo enquanto standby, renderiza videos AVI diretamente, etc), mas não sei como anda o seu suporte no linux. A alguns anos me lembro que era precário e instável, mas ouvi dizer que melhorou bastante e hoje não tem mais problemas.

Qual a opinião dos membros da lista a respeito do assunto? Obrigado.