Re: certificados ICP BRASIL

--- Em seg, 18/10/10, Bruno Schneider <boschneider@gmail.com> escreveu:

> De: Bruno Schneider <boschneider@gmail.com>
> Assunto: Re: certificados ICP BRASIL
> Para: "Lista Debian" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
> Data: Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010, 9:55
> ICP-Brasil e da autoridade certificadora que os assinou.

> Criptografia -> Certificados -> Importar.

> ter um diretório '/etc/ssl/certs' onde ficam os
> certificados e maioria dos aplicativos o utiliza como base
> (provavelmente o mesmo aconteça com o iceweasel), então
> basta colocar os certificados da CA e da cadeia da
> ICP-Brasil neste diretório, e estarão disponíveis para os
> [...]

Esse procedimento precisa ser feito em qualquer sistema operacional (não é um caso específico do debian, ocorre com o windows também), não é um caso de convênio e sim de falta de assinatura de um certificado raiz considerado confiável globalmente, o ICP Brasil fornece a cadeia de certificados e devem ser "confiados" para quem quiser consumir os serviços de escrituração fiscal eletrônica (NFe, CTe, SPED), então basta "confiar" nos certificados raiz fornecidos por ele de acordo com sistema utilizado.

Não creio que haverá um "convênio" ou então pegarão uma assinatura de uma AC Raiz (como a VeriSign, neste caso o ICP se tornaria uma AC intermediária).

É a mesma coisa caso a sua empresa pretenda disponibilizar um serviço restrito a seus clientes e criasse uma autoridade certificadora e emitisse uma chave para cada cliente e exigisse autenticação de chave privada, pois se fosse feito através de outra entidade poderia ter um custo elevado (para cada chave) quando não seria necessário visto que o serviço é restrito e a confiança de troca de chaves se deve na hierarquia do certificado raiz de sua empresa iria fornecer.

A[]'s