Como identificar arquivos que não são acessados há x dias?

Bom dia à todos da Lista,

Em um ambiente de produção, mais especificamente no servidor de arquivos (Debian Etch, Samba 3.0.24), tenho uma pasta na qual os usuários compartilham arquivos entre si. Esta pasta não tem documentos importantes e tampouco é feito backup da mesma (todos os usuários estão cientes quanto a isso).

O meu problema está em uma regra do setor de TI em que todos os arquivos não acessados há mais de 7 dias, devem ser excluídos para economizar espaço.

Existe alguma forma de eu verificar quando estes arquivos foram acessados (e não modificados, apenas acessados, abertos) através de alguma ferramenta ou script?

Agradeço a atenção.

--
Anacleto Júnior
Analista de TI e Redes