Debian 32bits Gerenciar Memória 4GB

Bom dia Pessoal,

Estava lendo uns posts antigos aqui da lista no google mas ainda fiquei na dúvida.
Primeiro que queria saber se o Debian 32 bits poderia gerenciar 4Gb ou mais de memória ? A resposta é sim.
Vi que existe a possibilidade de usar o PAE(instalando o Kernel Bigmem).

Agora vi o pessoal comentar que poderia instalar o kernel amd64 utilizando toda a plataforma 32 bits para os
programas, ou seja, instalar um sistema 32 bits depois instalar o kernel amd64 para o gerenciamento da memória.

Pergunto isso, pois também ouvi dizer que PAE não é aconselhando para 4gb de ram e sim 8gb ou mais, pois
perderia muito desempenho.

Hoje tenho um Debian Squeeze 64bits funcionando bem, mas estou com certas incompatibilidades com o
JavaFX e Flex no qual estou estudando.

Então posso instalar o Kernel amd64 que meu sistema terá mais desempenho do que utilizando PAE ou
é melhor perder cerca de 1Gb de memória ?

um abraço,

--
Adauto Serpa
Tecnólogo em Informática