Re: Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (Re: Intelfb...)

    Olá a todos

> Manda pra mim a saída do
> /proc/mtrr.

  Eu abri o arquivo que me pediu mas estava vasio...

> Se no seu caso for notebook, eu tive um problema muito
> parecido (por isso conheço tanto das opções do Xorg), mas não era
> nada de sistema operacional, nem placa de vídeo: era a fonte de alimentação.
                                      .
                                      .
                                      .
> Como todas as suas configurações estão ok, essa pode ser uma das respostas.

  O meu caso é exatamente o de um notebook, portanto vou tentar esse conselho.
No entanto, já que estou pesquisando sobre métodos de aceleração gráfica a um bom
tempo, quero reportar o que descobri recentemente sobre o assunto:
  O meu computador ativa a aceleração "2D" quando utilizo a opção "AccelMethod
xaa", baseada no "XFree86 Acceleration Architecture" (do XFree86, é claro). No
xf86 esse método de aceleração era responsável pelo "2D" enquanto o drm cuidava
do "3D" independentemente. No entanto quando surgiu o "exa" com o "Xorg", uma de
suas novidades era a integração da aceleração "2D" e "3D" e, pelo que parece,
esse já é o método padrão usado no Debian lenny. Talvez, pela minha inesperiencia,
eu não esteja conseguindo configurar algo que já foi o padrão na plataforma
Debian... A final de contas, o Fenix; o sistema que eu uso em dualboot com o
Debian, baseado no Ubunto, que já havia comentado nesse tópico; funciona
relativamente bem com o "xaa".
  Por causa disso tenho comparado os arquivos "/etc/X11/xorg.conf" dos dois SOs em
busca de alguma solução. Aliás foi assim que descobri o "xaa".
  Aqui vai algumas referencias do que encontrei:

http://en.wikipedia.org/wiki/EXA (eu sei que para muitas pessoas o Wikipedia não é
muito confiável, mas como se trata de GNU, a mesma filosofia usada pela enciclopédia
on-line, acho que está valendo)
http://en.wikipedia.org/wiki/Direct_Rendering_Manager
http://www.xfree86.org/ (li alguma coisa do link "4.8.0 !", seção news, mas não
estou certo de que valeu alguma coisa...)
http://intellinuxgraphics.org/documentation.html (e outros texto do mesmo site)
http://alcor.concordia.ca/manpages/sys4/intel.4.html
http://en.wikipedia.org/wiki/XFree86_Acceleration_Architecture

  Finalizando, agradeço novamente por toda atenção e presteza em me ajudar e peço
perdão pelo atraso dessa resposta.

http://br.maisbuscados.yahoo.com