IDJC

Colegas,

Eu quero ser DJ em radiognu.org, mas preciso trabalhar com IDJC e QJackCtl.
(Essa radio tá precisando transmitir algo da Legião Urbana, caras.)
Instalei qjackctl desde os repos lenny, mas, o idjc não tava, pois o
instalei desde source, sem problema. (Ja ouvi que sarge tem idjc, mas tou com lenny, e nem backports desde squeeze o tem).
So que quando tento de prender o programa, sempre saia com um mensagem
me dizendo que outro programa ta utilizando o soundcard, ainda que ja
tenho apagado qq programa que eu sei a usa.
Como é que posso determinar o que é que ta me impedindo com isso e resolver o problema?
Alguem sabe?
Devo apagar alsa?
Ate agora não tenho sacrificado um cabro pelos deuses de som...
Pode ser isso?

Agradeço qq atenção,
[]s desde EUA,

tony