Re: espaço em disco e memória ocupado pelo kernel

Thiago,

Eu suponho que você esteja querendo saber os comandos utilizados que
fornecem essas informações.

Mas, por curiosidade, porque você precisa monitorar essas informações?
Algo relacionado a pesquisa ou testes? É realmente estranho medir o
quanto o kernel está usando de espaço em disco. A que se refere? Ao
initrd e relacionados (tem arquivos no /boot normalmente)? Mas os
drivers ficam espalhados em outros diretórios, além dos módulos...
então é realmente estranho monitorar isso.

Outra coisa é saber o quanto o kernel ocupa na memória, deve ter
como... mas eu não sei... mas os aspectos práticos de se medir isso,
eu não vejo finalidade.

Sua dúvida é boa, mas eu acho que nunca ninguém se deparou com esse
tipo de problema... porque ele normalmente não é um parâmetro de
monitoramento.

Possivelmente também não deve ser uma dúvida que se encontre fácil no manual. :)

Por último, evite usar o ¬¬ em listas de discussões... isso denota
ironia. Ironia a gente usa com conhecidos. Listas como essa envolvem
pessoas que nem se conhecem e podem interpretar mal coisas desse tipo.

Ah, e por se tratar de uma dúvida não muito convencional... é normal
que talvez você fique sem resposta. Mas se você explicar melhor o
contexto, talvez as pessoas possam te dar alguma outra sugestão para
atacar realmente o problema.

Atc,

Leonardo Andrade.