apt-get parou de resolver nomes

Boa tarde a todos ..

Acabo de pegar um problema muito estranho !!

De repente, sem que nada de especial ou diferente fosse feito na
máquina o apt-get passou a retornar dezenas de msg de erro na
resolução de nomes, e não executa mais nem o apt-get update nem o
apt-get upgrade .

Em tempo, a máquina em si esta resolvendo nomes normalmente, por
exemplo que eu executo um ping, ou nslookup ou dig para qualquer dos
endereços dos mirrors ele resolve normalmente, sem nenhuma msg de
erro, por exemplo o mirrors.kernel.org ou o security.debian.org ou o
volatile.debian.org ou o backports.org, que são todos os mirrors
configurados no meu /etc/apt/sources.list resolvem sem problemas, seja
com ping nslookup ou dig .

Mas qdo eu executo o apt-get update eu só recebo msg de erro como esta :

W: Failed to fetch
http://www.backports.org/debian/dists/lenny-backports/contrib/i18n/Translation-en_US.bz2
 Could not resolve 'www.backports.org'

uma para cada entrada do /etc/apt/sources.lis !!!

simplesmente não sei para onde correr !

O apt não usa o mesmo conteúdo do /etc/resolv.conf que o resto do sistema usa ??

Onde mais eu deveria checar ?!?!?

Agradeço qualquer ajuda ....

Fábio Rabelo