racoon ipsec

Boa tarde !

estou com duvidas para configurar o RACOON ipsec, na configuração deste tipo de vpn, será necessário criar a chave criptografica e os certificados tanto do cliente quanto do servidr ? alguem ja configurou esse tipo de vpn ?
meu problema criar um servidor vpn para que os clientes acessem tanto de fora da rede quando de dentro.usando somente o ip do servidor login e senha (shadow pam etc..)sem o famoso certificado e a chave, tentei antes por pptp mas o arquivo de senha nao era nada seguro.
obs estou me referindo a chave e certificado pois o cliente pode ser em qualquer lugar sem o transporte de chave e certificado

desde ja fico grato pela ajuda
--
Att

Anderson Bertling