Re: debian 64 postfix (sujestão para servidor)

On 24-09-2008 10:41, Allison Vollmann wrote:
> Então eu gostaria de saber se o debian 64 bits tem algum ganho em
> relação ao uso de serviços como o postfix se comparado com a versão 32
> bits,

	Isso é relativo. :-)

	Há estudos e comparativos que mostram que o ganho de
desempenho em aplicações que não fazem nenhum tratamento
especial pra 64-bit é notório, há outros que dizem que o
ganho é insignificante. Pode ser que no caso do postfix seja
ou não relevante, uma coisa é fato, ele tratará melhor grandes
quantidades de memória (> 4GB).

> para um servidor novo compensa instalar o etch mesmo ou da para
> arriscar usar o lenny de cara? existe alguma mudança significativa entre
> as versões?

	Sim, há várias mudanças (e algumas delas são
significativas) e embora essa seja a fase final de ajustes,
alguns itens (como kernel) ainda podem mudar. Você pode
começar direto em lenny, mas fique atento para atualizações
e acompanhe as listas pra saber se está tudo bem.

> com processadores com mais de um núcleo, os mesmo são
> utilizados automaticamente pelo sistema ou é preciso fazer alguma
> configuração?

	Você precisa de um kernel "SMP", em geral os AMD64 e
686 já são SMP por padrão, mas o fato do linux usar todos os
seus núcleos, não significa que o postfix ou outros aplicativos
farão o mesmo.

> Estou um pouco por fora do assunto de hardware atualmente, portanto
> gostaria de sujestões de uma máquina para um pequeno servidor, não tendo
> um alto custo e também que não  de dores de cabeça futuras (basicamente
> terá os serviços: postfix, bind, spamassassin, saslauthd, apache. com
> aproximadamente 50 domínios virtuais).

	Se cada domínio tiver um usuário é moleza, se cada
domínio tiver 10 usuários é possível mas se cada domínio
tiver 25k usuários a conta pode ser um tanto quanto
complicada.

> Acredito que um core 2 duo com 3 GHz com no máximo uns 4 GB  DDR 2
> resolva, mas a dúvida ficaria mesmo em relação ao modelo da placa mãe,
> provavelmente existam várias pessoas que passaram por experiências como
> essa e tenham alguma informação para compartilhar.

	Sugiro fortemente que você adote um fornecedor de
hardware de "grife" (Dell, HP, IBM, Intel, Sun) e adquira
o equipamento deles com garantia e outras vantagens, esse
tipo de hardware é muito mais confiável do que "montex".

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)