Re: dhcp sub-redes x login samba

On 02/12/2007 04:32 PM, Pedro - Debian wrote:
> Olá pessoal
>
> Estou segmentando uma parte da rede. Os micros deste segmento precisam
> autenticar no samba para acessar os dados do servidor(rede principal).
> Montei um servidor DHCP no roteador que liga as duas redes (arquivo de
> configuração abaixo) passando os dados para as estações deste segmento
> (5). O Dhcp tá funcionando certinho, atribuindo os ips, também estou
> conseguindo pelo windows explorer acessar os compartilhamentos do
> servidor samba \\nome_da_maquina\compartilhamento.

	Se eu entendi corretamente, você tem duas redes fisicamente
separadas mas está escutando com o DHCP numa interface só, como a
outra rede pega os IPs?

> Porém qdo tento logar pelo samba, aparece a mensagem que o servidor não
> está ativo. Não coloquei restrição de máquinas de outras redes para este
> serviço.
>
> Já fiz a rota do servidor samba para a rede5 e defini o gw do roteador
> para o ip do servidor samba.Não estou usando regras de firewall entre
> eles. Alguém tem idéia do que está faltando?

	Você consegue "pingar" entre as redes?

> [...]
> # Define como sendo o servidor oficial da rede
> authoritative;
> # Log
> log-facility local7;
> ### CONFIGURACOES DA REDE
> # REDE1
> subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
>  range 192.168.1.211 192.168.1.222;
>  option routers 192.168.1.250;
>  option domain-name-servers 192.168.1.62;
> }
> # REDE 5
> subnet 192.168.5.0 netmask 255.255.255.0 {
>  option routers 192.168.5.1;
>  option netbios-name-servers 192.168.1.248;

	Como você separa quem recebe IPs na Rede1 e quem recebe IPs
na Rede5? Você está usando restrição por MAC Address?

	Parece ser um problema de roteamento, tente começar definindo
IPs fixos nos clientes e no servidor pra ver se tudo funciona e depois
implementar o DHCP.

	Abraço,

- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)