Re: Instalador gráfico (era: Re: SOCORRO)

On 12/06/2006 05:21 PM, Sávio Ramos wrote:

> Hummm... Gráfico? Não diria...

	Sim, e aí vamos entrar no campo das definições subjetivas dos
espaços entre quarks, o que não ajuda muito também... o g-i _é_ gráfico,
ele usa uma biblioteca que _é_ gráfica, que é a GTK.

> Sou Arquiteto daí minha visão de "gráfico" ser um pouco diferente: não
> basta ter um rato zanzando na tela para que se chame "instalador
> gráfico".

	Talvez a sua visão esteja certa, você só precisa melhorar sua
terminologia. Se o arranjo da interface ainda não está bom, isso é um
outro problema, mas não faz com que ele deixe de ser gráfico.

> O que vi quando utilizei um pouco mais de mês atrás, foram as telas do
> instalador ncurses (é assim que se fala?) compiladas com Gtk. Devo ter
> falado um monte de besteiras, por favor tente entender a idéia da coisa.

	O d-i foi desenhado pra ser modular, ou seja, é possível
conectar diferentes interfaces nele e obter a mesma sensação, seja ela
em modo texto (ncurses) ou em modo gráfico (GTK). Por isso as telas
são parecidas, é uma "feature" não um bug.

> Para que o d-i seja gráfico deve ser assim, por exemplo:

	O d-i não é gráfico, o g-i é. :)

> Tela 1 -- blá, blá, blá
> Tela 2 -- blá, blá, blá
>
> Chegou a hora de particionar o disco. Nesta tela devem aparecer: uma
> caixa para você preencher quantas partições, uma caixa para nomes, uma
> barra de rolagem para ajustar o tamanho de cada partição, uma caixa
> para escolher o sistema de arquivo de cada partição, um botão de OK.
>
> Atenção: tudo na mesma tela! Qual seja: a tela de partição.

	Bom, tudo está na mesma tela na versão que tenho aqui, só que
alguns itens aparecem ou somem de acordo com o que você está fazendo
e/ou selecionando. Ainda assim, isso é interface, definitivamente os
desenvolvedores querem melhorar o particionador, mas o fato de ele
não ser tão fácil quanto gostaríamos não destrói o fato de ele _ser_
gráfico.

> Tela n -- blá, blá, blá.
> Tela final

	Abraço,