Os servidores de email na internet estariam malucos ?

Estou testando algumas contas de emails porque estou tendo dificuldade em aceitar que as mensagens que estamos recebendo de outros estao com o horario confuso. Por aqui, o usuario normalmente se guia pelo horario estampado na mensagem (dt.envio) e nunca olha os cabeçalhos, apesar de eu falar com eles para olhar o cabeçalho e ralhar muito com eles a respeito disso resolvi efetuar alguns testes, fiz testes usando nosso servidor (configurado em UTC e Sao_Paulo -0300) e provedores externos gmail e superig e incrivelmente tá dando diferença em todos.

Se envio mensagem do meu computador (-0300) para outro computador na mesma rede (-0300) dá uma diferença de uma hora. Se envio mensagem do gmail.com para superig a diferença cai para 00:30, se envio do gmail para superig volta uma diferença de 01:00.

Estou olhando os cabeçalhos e no caso do superig é notado realmente uma diferença em seus relogios. No caso do gmail eles estao usando -0200 e por aí vai.

Gostaria de saber colegas se estao enfrentando os mesmos problemas, e se uma solução seria configurar todos para UTC (-0000) e isso seria amenizado.

[]'s a todos.