Provedor de Internet

Pessoal...

Estou configurando um novo provedor de internet (radio) e preciso controlar o acesso dos usuários e limitar a banda dos mesmos.
No provedor antigo naw tinha controle de acesso... qualquer pessoa conseguisse um ip poderia ser capaz de navegar pela internet.
Jah o controle de banda foi feito por cbq atraves de alias de placa. Isso tb "ajudou" para q um usuario naw enxergue outro na rede (ifconfig eth1:1 10.0.1.1 broadcast 10.0.1.3 netmask 255.255.255.252; ifconfig eth1:2 10.0.1.5 broadcast 10.0.1.7 netmask 255.255.255.252 ... e assim por diante).
Ouvi dizer q o PPoE tanto autentica os usuarios qto faz controle de banda. Isso eh verdade?

Se alguem jah instalou um provedor de internet e fez alguns desses serviços poderia me dar sua opiniao a respeito de quais ferramentas devo usar? Quais suas vantagens e desvantagens?

Obrigado...
.

--
Élder José Marcelino de Paula