Re: problema com o dhcp

Josilene nascimento wrote:
Olá pessoal!

Estou com um probleminha com o dhcp. é o seguinte: o endereço é atribuido para uma faixa de ips, mas recentemente tive q atribuir um endereço fixo para um determinado end mac. Então coloquei assim no dhcpd.conf:

host teste {
 hardware ethernet 03:83:94:89:0F:EF;
 fixed-address 10.0.1.144;
}
subnet 10.0.1.0 netmask 255.255.255.0 {
               interface "eth0";
               range 10.0.1.20 10.0.1.200;
               option routers 10.0.1.254;
               option domain-name-servers 10.0.1.1;
               option netbios-name-servers 10.0.8.8;
               option broadcast-address 10.0.1.255;
       }

coloquei nesta ordem, no entanto, ele está dando o end 10.0.1.144 para duas maquinas distintas ao mesmo tempo sem dar conflito de ip...
Alguma sugestão?

No meu dhcpd.conf (estou usando o dhcp3-server do stable), os enderecos fixos aparecem depois da declaração da subnet - não sei se afeta em algo.

Outra coisa é que eu acho que o DHCP verifica se já tem alguem usando o IP através de um ping - veja se não tem algum firewall bloqueando...

--
Marcos