Administração de muitos usuários

Pessoal:

Quando eu instalei o Samba aqui na minha rede eu tinha menos de 100 usuários.
Esses usuários compartilhavam poucos recursos. A estrutura era simples de se
implantar e de se manter.

Hoje estou mais de 500 usuários, e eles tem a necessidade de usar a rede de
forma muito mais intensa do que a três anos atrás, com compartilhamentos de
gente de vários grupos e etc...

Ou seja, me sambinha que tanto sucesso fez na minha chegada hoje está se
mostrando velho e caduquinho. Estou precisando melhorar minha rede, e preciso
de mais recursos que o velho sambinha 2.8a sem nenhuma ferramenta de
administração. Também preciso de criar regras com ACLs, que estendam o UGO, e
me permitam dar acesso a vários usuário independente de grupo.

Algo parecido com o que é possível fazer com o Windows 2000 da M$,

Meus clientes são na sua imensa maioria Windows. Alguns Apples. Dois Linux...
o meu e o do meu parceiro de trabalho...

Abraços, e agradeço qualquer dica...